O aquecimento global está cada vez mais presente nas nossas vidas e a importância de proteger o que resta do ambiente natural do planeta tornou-se imprescindível. Os telhados também podem contribuir para esse feito.
Quem algum dia pensou que os recursos naturais seriam inesgotáveis enganou-se redondamente e a prova disso é que o petróleo tem os seus dias contados.
Com o anúncio do fim do ouro negro, a corrida para encontrar outras fontes de energia que sejam capazes de continuar a satisfazer as necessidades de um mundo cada vez mais tecnológico e dependente de energia elétrica começou.
Até há pouco tempo se pensava que as barragens conseguiram fornecer energia suficiente, mas as constantes secas que em algumas regiões do planeta se têm vindo a fazer sentir demonstrou que a água é demasiado preciosa e escassa para se desperdiçar.
As centrais nucleares poderiam ser uma boa solução não fosse o horrível perigam que elas representam, não só porque não existe um fim a dar ao lixo radioativo mas principalmente devido às constantes ameaças que o mundo atual enfrenta como o terrorismo.
O vento também é uma possibilidade que está a ser bem explorada, mas é o astro rei que nos poderá salvar. O sol é uma fonte de vida imensa e graças a ele a terra é o belo planeta que conhecemos e vivemos.
A invenção do painel solar veio revolucionar por completo a forma como produzimos energia elétrica. Este sistema capta a energia do sol e transforma em energia elétrica para ser usada em casas, industrias, iluminação pública, escolas e muitos outros lugares.

A vantagem de capturar e transformar a energia solar em elétrica está no facto de o sol chegar a todos os cantos do planeta. Apesar das vantagens, poucos ainda usam os painéis solares nos telhados das casas, pois são grandes, pesados e tornam-se feios para quem os vê.
A pensar nisso foram criadas e fabricadas as primeiras telhas fotovoltaicas que são mais discretas que os tradicionais painéis solares.
Segundo o fabricante, a invenção pode gerar 3kw de energia numa área de 40m². Ou seja, um telhado completo ou até parcialmente coberto pela telha fotovoltaica já seria capaz de suprir a demanda energética de uma residência normal.

Telhados
Telhados

É verdade que telhas fotovoltaicas são mais caras do que os painéis convencionais, mas a instalação é feita como a de qualquer outro telhado.
O futuro parece risonho e se estas telhas se tornarem mais baratas será possível suprir as necessidades elétricas

telhados
telhados
Telhados
Telhados
Telhados
fonte das fotos

Partilha com os amigos