É fundamental ensinar às crianças as palavras mágicas “por favor” e “obrigado”!
Com certeza já ouviste ou leste aquela frase “gentileza gera gentileza” ou outras frases do género que já viraram cliché nas conversas reais e virtuais.
Porém, é necessário fazer mais para que a convivência entre o ser humano, com respeito a todas as diferenças, se pratique cada vez mais. E claro que devemos começar a aprender o que isso significa nos primeiros anos de vida. Mas o que muda numa criança ao dizer as palavras mágicas “por favor” e “obrigado”?
Elas começam a perceber que o egocentrismo, que experimentam durante os seus primeiros anos de desenvolvimento (até mais ou menos os seis anos), é só uma fase. Ensinar-lhe a ser gentis vai ajudá-las a não ficarem estagnadas nessa fase da infância, possivelmente tornando-se em um adultos egoístas.
Por esse motivo, vou aproveitar este texto para sugerir alguns planos básicos para que orientes os teus filhos em algumas situações de interecção social:
Quando alguém oferece um presente ao seu filho, é comum que se fale “o que se diz agora?”, e a criança, quase com teimosia, diz ao outro “obrigado”.
Não importa as vezes que teremos que repetir essa “ordem”: chegará um momento em que dizer “obrigado” será automático, sem que o seu filho se dê conta.
Quando pede com um “por favor” algum material em sala de aula, o seu filho poderá encontrar um colega que lhe oferece o item com sorriso. Por sua vez, ao dizer “obrigado”, a outra criança irá responder de forma simpática.
Todo este diálogo promove conexões eficazes e poderosas com base em emoções positivas.
Este trajecto entre agradecer com obrigatoriedade e o ponto em que a criança o faz naturalmente e com simpatia é um processo maravilhoso que irá reverter positivamente em sua vida.
As atitudes positivas abonam conforto, pois tratar o próximo com respeito torna as coisas mais fáceis, acessíveis e agradáveis.
Também vais gostar destes:
– Dar Paracetamol às crianças ao levarem vacina pode diminuir a sua eficácia.
– Sintomas de apendicite que os adultos nunca deveriam ignorar nas crianças.
Então, aproveito esta oportunidade para escrever um “muito obrigada” por nos acompanhar aqui, todos os dias.