As pessoas estão em risco de overdose!
Tomar muito paracetamol para o resfriado ou dores, ultrapassando a dose máxima diária, pode matar, de acordo com especialistas.
Os pacientes, muitas vezes, não conseguem perceber a real quantidade do fármaco quando estão engripadas. Muitas tomam um comprimento como analgésico, mas também acabam por tomar medicamentos compostos para dor de cabeça ou um chá (encontrado em farmácias) que alivia dores e coriza em momentos de gripe. O grande problema é que poucos sabem que, nestes dois últimos, também pode existir paracetamol na composição, o que se soma ao total máximo que alguém deve ingerir do medicamento, por dia.
Um estudo mostrou o risco de morrer de insuficiência hepática (fígado) por falta de desconhecimento, ingerindo acidentalmente doses perigosas ou fatais.
Oito comprimidos de 500 mg por dia – o equivalente a 4 gramas – deve ser a dose máxima diária.
No estudo, uma equipa liderada pelo Dr. Kenneth Simpson, analisou dados de 663 pacientes que tinham sido admitidos no Edinburgh Royal Infirmary, entre 1992 e 2008, com danos no fígado causados por paracetamol.

Eles encontraram 161 pessoas, com média de idade de 40 anos, que haviam ingerido a substância em doses acidentais, por usarem vários medicamentos diferentes, para aliviar dores nas costas, estômago, cabeça ou dente. Todos tiveram overdose ao paracetamol.
Dois em cada cinco morreram de insuficiência hepática, diz um relatório no British Journal of Clinical Pharmacology.
O Dr. Simpson, da Universidade de Edimburgo, disse que essa ingestão acidental pode ocorrer quando a pessoa possui dores persistentes que demoram a passar, tomando mais paracetamol do que deveriam.
Essas pessoas tomam paracetamol ao longo do dia, várias vezes, mas não possuem controle de quantos mg tomaram em um ou vários dias”, disse Dr. Simpson. Repetidos erros na dosagem podem gerar lesões acumulativas no fígado e complicações, muitas vezes irreversíveis.

Também vais gostar destes:
Paracetamol: Estudo mostra que o medicamento é um dos maiores causadores de lesões no fígado!
Novo efeito secundário do Paracetamol é descoberto.

Ele ainda salientou que o menor valor encontrado no estudo foi 10 g, o que levou à morte. Mas, outros pacientes que também morreram haviam tomado 24 gramas!
A coisa mais segura a fazer é monitorar o quanto tomas  e não ultrapassar oito comprimidos de 500 mg em um dia“, disse ele.
Quantidades adequadas da droga são toleradas pelo corpo e agem de forma inofensiva, cumprindo o objectivo terapêutico, mas doses acima da máxima diária permitida, é um grande risco para o fígado.

FONTEJornal Ciência

Partilha