Fazer uma pausa para um cigarro, café ou troca de conversa com colegas ajuda a descomprimir e a retomar posteriormente o trabalho de forma mais enérgica. Esta é uma das conclusões da tese de mestrado de Alexandra Pereira, revelada pelo jornal i, sobre as estratégias mais utilizadas pelas pessoas para aumentarem a produtividade.
Os minutos ‘despendidos’ a fumar um cigarro, a beber um café com os colegas ou, simplesmente, a trocar dois dedos de conversa, contribuem para aumentar a produtividade dos trabalhadores.
A conclusão consta da tese de mestrado de Alexandra Pereira, defendida no Instituto de Psicologia Aplicada da Universidade Europeia, sobre a importância das pausas no trabalho de escritório e intelectualmente exigente.
Atividades como fumar, comer, beber café, pequenas conversas, ou ouvir música, são atividades, de acordo com a tese de Alexandra Pereira, que ajudam a combater a fadiga ou bloqueio mental, descomprimir, e, o mais importante, aumentar a energia e produtividade do trabalhador.

Estas são, aliás, as estratégias levadas a cabo por pessoas que têm trabalhos que exigem longos períodos de concentração, muitas horas no local de trabalho (entre 10 a 16 horas), metas ambiciosas, ritmos intensos, por oposição a funções fabris ou comerciais.

Também vais gostar destes:
Remédio natural para te ajudar a deixar de fumar definitivamente!
Conhece o perigo de comer carne de porco!

A tese de mestrado de Alexandra Pereira, conclui ainda que também as relações amorosas no local de trabalho contribuem para a descompressão e até para compensar a falta de tempo que este tipo de trabalhador tem para a vida pessoal.

FONTENoticias ao minuto

Partilha