Os nadadores-salvadores da Costa da Caparica, antevêem um perigo mortal escondido nos mares nas praias que vigiam.
Luís Vitorino, presidente da Associação de Nadadores Salvadores da Costa da Caparica (CaparicaMar), alerta que pode haver perigo onde antes não havia e recomendando aos banhistas atenção redobrada: “nesta fase, o mar tranquiliza e regulariza os fundos mas, este ano, ainda há ondas muito grandes que facilmente arrastam os banhistas“, alerta.
Não nades contra a corrente
Numa situação em que a corrente rapidamente arrasta um banhista, como as correntes de retorno: “o melhor é não nadar contra a corrente, porque é demasiado forte e o cansaço rapidamente nos consome…Nessas situações, devemos deixar-nos pela corrente e, quando sentimos que as ondas vão perdendo intensidade, mais longe da costa, devemos começar a nadar paralelamente à linha da praia até sentir que é seguro sair”, aconselha o presidente da CaparicaMar
Luís Vitorino recomenda também um maior cuidado aos banhistas: “Não temos um nadador salvador para cada pessoa. E é preciso ter especial cuidado, sobretudo com as crianças que podem desaparecer forma muito rápida. Os pais devem estar especialmente atentos”.
Também vais gostar destes:
– Sem-abrigo faz limpeza diária da praia por sentir vergonha da poluição.
– Por que nos cansamos depois de um dia de praia?
Respeitar sempre as cores das bandeiras, a sinalética que indica o perigo e os conselhos dos nadadores-salvadores são outras regras a respeitar para estar seguro nas praias.
No Brasil, onde os agueiros também são uma ameaça levada muito a sério, a TV Tribuna divulgou este vídeo educativo (em Português do Brasil) para alertar os banhistas para este perigo oculto: