A perturbação mental e a saúde Portugal está de gritos. A existência de mais profissionais de saúde nas escolas poderia ajudar na prevenção.
O Governo anunciou a contratação de 214 psicólogos no passado ano lectivo mas a Ordem destes profissionais alega que o número não chega e alertam para a necessidade de reforçar o número de técnicos nas escolas.
“A nível da saúde mental a situação, em Portugal, é gritante”, refere David Neto, da Ordem dos Psicólogos que esteve no programa Diário da Manhã, na TVI
Segundo números conhecidos pela Ordem dos psicólogos, “um em cada cinco portugueses tem uma perturbação mental” e “hoje em dia, as resposta a este nível, acabam por privilegiar mais situações em que o problema já se desenvolveu mais do que era necessário”.
“Se não for bem trabalhada numa fase inicial torna-se recorrente e a maior parte dos casos de depressão não vão para aos hospitais e aos serviços de psiquiatria. A maior parte dos casos surgem ao nível dos cuidados de saúde primários. Se fossem agarrados aqui, haveria uma boa margem de prevenção”, frisa David Neto.
Também vais gostar destes:
– Homem com deficiência mental engravida mulher com Síndrome de Down e quando o bebé nasce eles nem querem acreditar.
– A praia muda os nossos cérebros e saúde mental, diz estudo.
A presença dos psicólogos nas escolas é, para este especialista, “um investimento no futuro das crianças” e os profissionais que existem não chegam para garantir a sua “dimensão preventiva” quanto a problemas futuros.
Vejam o vídeo: