Lidar com uma pessoa tóxica é extremamente esgotante, faz-nos sentir como se a nossa energia estivesse sendo drenada do nosso corpo.

Eles não fazem nada para enriquecer a nossa vida, pelo contrário, têm o potencial de criar imensos problemas e sugar lentamente a nossa alegria de viver. Estas são algumas das características que eles exibem:

1- São manipuladores: Inicialmente são muito charmosos, muito prestativos, constantemente enchendo-nos de elogios e presentes mas sempre com uma agenda escondida.

A verdade, é que a simpatia e generosidade deles, vem sempre com um objetivo e eventualmente vão começar a exigir favores em troca. Sim, exigir, porque eles não aceitam um não como resposta. Racionalizam sempre o comportamento deles para conseguirem o que querem.

Desvalorizam o valor dos pensamentos, acções e sentimentos dos outros, através de tácticas como humor, sarcasmo e ainda te fazem sentir culpado.

2- São sempre as vítimas: A vida dessas pessoas está sempre repleta de drama e quando não o têm, criam-no. São vítimas constantes de alguém ou de alguma circunstância o que não costuma ser verdade mas eles têm uma perspectiva negativa dos acontecimentos ao seu redor.

Se forem despedidos for faltarem ao trabalho, a culpa é do patrão por algum motivo. Ainda que não tenham justificação, arranjam sempre alguma forma de validarem as suas acções. Nunca tomam responsabilidade pelas suas emoções e/ou sentimentos. Se estiverem chateados com alguma coisa irão arranjar forma de projectar essas emoções noutra pessoa.

A culpa será sempre tua, não deles, por algo que fizeste, disseste ou que não disseste…E porque haveriam de o fazer? Uma pessoa tóxica acha que tudo lhe acontece, que tudo está para além do seu controle e que deve ser objeto de pena, tratamento especial.

3- Nunca têm um comentário positivo para dizer de alguém: Ainda que possam ser muito charmosos e bajuladores, isso normalmente só acontece se precisam de alguma coisa ou se lhes for útil. Presta atenção a como falam de alguém que não esteja presente. Uma pessoa tóxica irá ter sempre algo negativo para dizer, aliás, só irá ter críticas para partilhar.

Se queres saber como essa pessoa irá falar de ti pelas tuas costas, presta atenção porque nas costas dos outros, irás ver as tuas.

4- São muito egoístas: Não é uma característica surpreendente. Estão demasiado ocupados a pensarem neles e nas suas necessidades e por isso não existe espaço para se preocuparem com ninguém.

Eles não têm a mínima consideração por ti ou pelos teus sentimentos e não têm problema em pedir algo ainda que não seja conveniente para ti, esperando que alteres os teus planos para favorecer os deles.

5 – Têm sempre razão: São tão inseguros que não suportam a ideia de estarem errados. É irrelevante se é algo que não tem importância, irão discutir o seu ponto de vista até te levarem a concordar por exaustão.

Aquilo que pensas, sentes ou acreditas é irrelevante, factos também são irrelevantes. Para provar que têm razão, estão dispostos a confundir, omitir e mentir porque nada é mais importante para eles.

A necessidade de terem razão atropela o bom senso, a verdade e até o sentido de realidade.

6- São mentirosos: Todos nós já dissemos uma mentirinha na nossa vida, quer tenha sido para evitar magoar alguém ou para evitar problemas no trabalho, mas quando alguém está constantemente a mentir, até porque coisas mínimas, é preciso ter mais cautela.

Se mentem em coisas que parecem não ter importância, é impossível confiar. Alguém que está constantemente a omitir ou a alterar os factos, está a mentir deliberadamente com o objetivo de manipular.

Pessoas tóxicas querem tudo à sua maneira independentemente das consequências e são capazes de causar imenso stress nas nossas vidas por isso o melhor é evitá-las de todo mas quando não é possível, limitar o contacto ao mínimo de interacçōes.

Partilha