Já alguma vez te questionaste por que algumas pessoas ficam nervosas quando estão com fome?
Sabes aquelas pessoas que mudam completamente de personalidade quando não comem? Stressadas, nervosas, mal humoradas, ou simplesmente bravas? Então… a ciência explica.
Impaciência é um dos principais sinais da fome
Tudo o que a gente come é transformado em açúcares, aminoácidos ou ácidos graxos e distribuído para o organismo pela corrente sanguínea, gerando energia para órgãos e tecidos.
Mas ao ficares muito tempo sem te alimentares, a glicose do sangue cai, o que afeta diretamente o seu cérebro – de todos os órgãos, ele é o único que não consegue se virar sem glicose.
A fome e a falta de glicose no sangue fazem o cérebro funcionar de forma mais lenta. Isso leva os nossos níveis de serotonina para baixo e, vê só, quando isso acontece nós perdemos o controle sobre a raiva.
Para completar, a falta de glicose leva à libertação de hormonas stressantes – como o cortisol e a adrenalina. Aí é só fazer as contas: menos hormonas que nos fazem alegres e felizes e muito mais hormonas stressantes. O resultado não poderia ser bom.
A cura pra isso? Come. Antes que fiques chato.
Mas escolhe com sabedoria. Alimentos calóricos resolvem o problema a curto prazo, mas o efeito que eles têm sobre o organismo passa rápido. Por isso, quanto mais saudável e nutritivo, melhor!
Também vais gostar destes:
– Se o teu corpo tiver estes 10 sinais, pára de comer glúten imediatamente.
– Queres barriga chapada logo? Vê o que não comer e beber para murchar mais rápido.
Queres perder peso? Não saltes refeições! Ou tu – e quem está à tua volta – poderá sofrer as consequências.