Pois é meus caros, pessoas que nascem nos meses de Setembro, Outubro e Novembro tem mais chances de viver até os 100 anos.
Para além disso, têm um risco menor de desenvolver doenças crónicas à medida que envelhecem, disse uma cientista austríaca. Com base em dados do censo de mais de 1 milhão de pessoas da Áustria, Dinamarca e Austrália, pesquisadores do Instituto de Pesquisa Demográfica Max Planck, em Rostock, Alemanha, verificaram que o mês de nascimento estava associado à expectativa de vida acima de 50 anos.
“Uma mãe que dá à luz na primavera passa a última fase da gravidez no inverno, quando ela ingere menos vitaminas do que no verão“, disse Gabriele Doblhammer, que participou da pesquisa.
“Quando ela pára de amamentar e começa a dar alimentos normais ao bebé, isso acontece nas semanas quentes do verão, quando os bebés estão mais propensos a infecções do sistema digestivo.” As crianças nascidas meses de Setembro, Outubro e Novembro pesavam mais do que aquelas nascidas na primavera, conforme a pesquisadora.
Na idade adulta, o baixo peso ao nascimento foi associado a uma pressão sanguínea elevada, níveis de colesterol altos, algumas formas de obesidade e uma diminuição na função pulmonar.
Na Áustria, os adultos nascidos no outono (entre Outubro e Dezembro no Hemisfério Norte) viveram cerca de sete meses mais do que aqueles nascidos na primavera (entre Abril e Junho). Na Dinamarca, os adultos nascidos no outono viveram quatro meses mais do que os que nasceram na primavera.
No Hemisfério Sul, o quadro foi similar. Os adultos da Austrália nascidos no outono viveram cerca de quatro meses mais do que aqueles que nasceram na estação das flores. O estudo envolveu pessoas nascidas no início do século 20, com a análise de atestados de óbito e dados do censo. A alimentação, durante todas as épocas do ano, melhorou desde então, mas o padrão sazonal persiste, segundo Doblhammer.
Também vais gostar destes:
– Dia de nascimento revela os teus verdadeiros potenciais.
– O teu mês de nascimento revela muito sobre ti. É incrível como tudo bate certo.
Num outro estudo, Doblhammer analisou o peso ao nascimento de cerca de 3 gémeos nascidos nos Estados Unidos nas décadas de 1970 e 1980. Ela verificou que aqueles nascidos na primavera e no verão pesavam menos do que os que nasceram em outono.