Pessoas tóxicas estão em todo a parte e prejudicam as que estão à tua volta. Mas, existem 10 dicas para lidar com esse tipo de pessoas.

As pessoas tóxicas desafiam a lógica” refere artigo publicado no The Huffington Post, Travis Bradberry, co-autor do livro Inteligência Emocional 2.0 e presidente da TalentSmart.

A TalentSmart concluiu que 90% das que apresentavam melhor desempenho conseguiam dominar as emoções durante momentos de stress e tinham a capacidade de “neutralizar” as pessoas difíceis. Vê como:

1 – Estabelecem limites

As pessoas que passam a vida a queixar-se e que são negativas focam-se nos problemas e não nas soluções e querem arrastar os outros para essa sua forma de estar. Estabelece limites e distancia-te quando necessário. E podes sempre perguntar-lhes diretamente o que tencionam fazer para resolver o problema de que tanto se queixam…

2 – Saem do jogo

As pessoas tóxicas fazem as outras sentir que estão a enlouquecer porque o seu comportamento é irracional. O segredo é não te deixares arrastar e entrar na mesma linha.

3 – Têm consciência das suas emoções

Manter uma distância emocional exige ter consciência. Não se consegue impedir alguém de mexer connosco se não nos apercebermos do que está a acontecer.

4 – Não gastam as energias todas de uma vez

As pessoas emocionalmente inteligentes sabem que o dia seguinte é crucial quando se lida com uma pessoa tóxica. Enterrar emoções só vai fazer esgotar todas as energias, daí o ser necessário conhecer e responder às próprias emoções.

5 – Não se focam nos problemas, mas nas soluções

O foco da atenção determina o estado emocional. Quando o foco é na ação, cria-se uma sensação de “eficácia pessoal” que leva a emoções positivas. Pensamentos fixos no quão “loucas” ou “difíceis” são as pessoas tóxicas também só lhes dá mais poder e não resolve nada. Foca-te, em vez disso, em como lidar com elas.

6 – Não esquecem

As pessoas emocionalmente inteligentes perdoam rapidamente, mas isso não quer dizer que esqueçam. Perdoar, sublinha Travis Bradberry, implica seguir em frente, mas de forma a não repetir a mesma experiência.

7 – Não absorvem a negatividade

É natural alguém sentires-te mal com a forma como os outros o tratam, mas cabe ao próprio intensificar essa negatividade ou seguir em frente.

8 – Dormem

Quando dormimos, o cérebro recarrega as energias. Uma boa noite de sono torna-nos mais positivos, criativos quando estamos junto a pessoas tóxicas.

9 – Procuram ajuda

Falar com alguém ajuda a pôr as coisas em perspetiva e, muitas vezes, do diálogo surge uma solução que não se conseguia ver devido ao envolvimento emocional.

Também vais gostar destes:
Há momentos em que ignorar é responder de forma inteligente.
Pessoas que gostam de ficar sozinhas são as mais inteligentes e leais que podes conhecer.

10 – Juntar todos os pontos anteriores

Antes de conseguires ter este sistema a funcionar a 100%, vais ter de passar alguns testes. “Felizmente, a plasticidade do cérebro permite-nos moldar e mudar à medida que adotamos novos comportamentos, mesmo quando falhas“, conclui o artigo.

FONTEVisão


 
Partilha