És capaz de reconhecer as várias picadas de insetos para reagir da forma correta?

Hoje queremos mostrar-te as mordidas mais comuns para que possas agir rápido.

Mosquito

Picadas de insectos
Curioctopus

A picada de mosquito parece-se com uma bolha rosa e provoca comichão localizada. Na maioria dos casos, não há necessidade de intervir. Mas se desenvolveres outros sintomas como febre, dor nas articulações, dor de cabeça e inchaço, consulta um médico. Isso pode significar que o mosquito era portador de um vírus.

Pulga
picadas-de-insectos
Curioctopus

Essas pequenas manchas brancas são provenientes das pulgas! Algumas horas após a picada, essas erupções podem aparecer, acompanhada por prurido e inchaço da pele. Quando pressionas as mordidas, elas tornam-se esbranquiçadas e expandem. Normalmente, também não é necessária nenhuma ação… apenas desinfeta o local.

Abelha

picadas-de-insectos
Curioctopus

Normalmente, sabemos que fomos picados por uma abelha pois ela permanece perto da vítima. A picada de abelha provoca vermelhidão localizada, inchaço e edema. Para além disso, ela deixa o ferrão e provoca uma dor intensa, logo é fácil de identificar! Remove o ferrão o mais rápido possível com uma pinça sem pressionar a pele. Usa um creme com cortisona para aliviar a vermelhidão e comichão. Se tiveres outros sintomas como vómitos, dificuldades respiratórias ou uma queda de tensão arterial, por favor, vai ao hospital!

Carrapato

picadas-de-insectos
Curioctopus

Os carrapatos são responsáveis por uma doença muito grave chamada Lyme. O que vês na foto é um sinal de doença de Lyme: 2 anéis vermelhos separados por um anel de pele mais clara. Visita o médico imediatamente se suspeitares que foste mordido por um carrapato ou tens uma mancha semelhante na pele.

Formiga

picadas-de-insectos
Curioctopus

Nem todas as espécies de formigas picam, felizmente! Mas quando o fazem, a sua mordida é um pouco semelhante à das pulgas. Algumas espécies libertam veneno e a picada pode ser bastante dolorosa. Se a dor persistir, aplica um creme de cortisona.

Também vais gostar destes:
Ideia criativa para teres um galinheiro com túneis. Adeus ervas daninhas e insectos!
Coloca esta planta em tua casa e todos os ratos e baratas vão desaparecer.

Percevejos

picadas-de-insectos
Curioctopus

Picadas de percevejos nem sempre são fáceis de reconhecer. Normalmente, só existe uma ligeira comichão, mas é possível fazer uma reação alérgica se houver uma grande quantidade de mordidas ou se coçares muito. Consulta um médico se tiveres muitas picadas ou sintomas de alergia. E, claro, não te deites novamente naquela cama…