Ultimamente não se fala de outra coisa que não seja o vídeo jogo que está a ter impacto por todo o mundo. Talvez já o tenhas instalado no teu telemóvel ou estás a pensar nisso.
Mas é bom que ponderes essa hipótese e existem 7 motivos para tal:
1. Serás mega vigiado!
O Pokémon Go também não respeita o teu espaço e quando fazes o download do jogo, estás a dar permissão de acesso para todos os outros apps no teu telemóvel (especialmente o Google).
A política de privacidade do jogo diz que eles vão usar os teus dados para “pesquisa e análise”. Resta saber exactamente o que eles querem dizer com isso.
2. Vais dar acesso total à tua conta Google!
Quando baixas o app, precisas criar uma conta para jogar. Mas para criar essa conta tens que usar um cadastro já existente em um desses dois serviços:
Pokemon.com
Google.com
Quem tem conta no site do Pokémon? Ninguém. Ou melhor, poucas pessoas. E misteriosamente o site do Pokémon não está aceitando novos cadastros.
Normalmente quando permites que outro serviço tenha acesso aos teus dados do Google aparece uma mensagem como “Este aplicativo terá acesso ao seu endereço de email e nome”.
Adam trabalha com tecnologia e ficou intrigado com a falta da mensagem. Ele foi ver quais eram as permissões que o Pokémon Go tinha sobre sua conta do Google e se surpreendeu com a descoberta. A informação dizia:
“Pokémon Go tem acesso total à sua conta do Google.”
Então ele foi ver exactamente o que o Google queria dizer com “acesso total”. A resposta é que criar um personagem no Pokémon Go com sua conta do Google faz com que a Niantic possa:
Ler todos os teus emails
Enviar emails como se fosses tu
Acessa todos os teus documentos no Google Drive
Ver o teu histórico de busca e a tua navegação no Google Maps
Acessa qualquer foto privada no Google Photos
3. Vais ter de lidar com “cheaters” profissionais!
Ninguém gosta de cheaters — ou batoteiros, se preferir. Eu acho que as pessoas gostam menos ainda de cheaters em jogos de realidade aumentada.
Sim já tem pessoal a usar cheat no Pokémon Go.
Um homempublicou uma foto no Reddit onde mostrava o seu formidável drone fazendo todo o serviço. É isso mesmo. O cheat que ele usava no Pokémon Go era um drone que fazia todo o trabalho difícil.
Em vez de andar pelas ruas, que é um dos pilares do jogo, o cheater voava com o drone e cobria todo um território que uma pessoa normal não poderia.
Parece que esse ele levou o lema “Temos que pegar!” ao extremo. Que idiota!
4. Podes ser assaltado em Pokestops!
Se encontrares cadáver em lugares afastados não é motivo suficiente para não saires caçando Pokémons, aqui vai outro. Podes ser assaltado.
Isso estava acontecendo em O’Fallon, Missouri (EUA). Segundo uma publicação do Gizmodo, quatro homens assaltaram cerca de dez pessoas que estavam nas suas aventuras para capturar monstrinhos. A estratégia era infalível.
Eles olhavam no mapa do Pokémon Go onde havia PokeStops que poderiam ser palco para armadilha, então ficavam à espera das vítimas.
PokeStops são locais fixos onde os treinadores de Pokémons podem obter itens especiais. Os assaltantes sabiam que as vítimas apareceriam com os seus smartphones.
5. Vais perder momentos importantes da tua vida!O
Pokémon Go é viciante. Há pessoas no Twitter relatando coisas do tipo “a minha vida mudou depois que eu baixei o app”, “a minha mãe acha que eu estou usando drogas, porque ela sabe que eu odeio caminhar”, “eu acabei de invadir o quintal do meu vizinho” e “ontem eu usei o meu horário de almoço para capturar Pokémons”.
As pessoas vão deixar passar momentos importantes no mundo real para ter momentos importantes no mundo virtual. Se fizer o download do jogo no seu telemóvel, esteja ciente disso.
6. Vais ter raiva do teu 3G!
Baixou Pokémon Go. És agora um treinador de Pokémons. Capturaste um Charmander na cozinha, capturaste um Rattata no quintal, capturou um Weedle no vizinho… mas quando chegou a hora de apanhar o Zubat do outro lado da rua, a mensagem apareceu:
“Você atingiu 100% do seu pacote de Internet. Para continuar basta responder esse SMS com a palavra SIM.”
A sério, pensa sobre isso. Para jogar Pokémon Go precisas que o teu smartphone esteja constantemente procurando e transmitindo a tua localização por GPS.
7. Vais gastar muito dinheiro!
Vai gastar cada vez mais dinheiro para te manter conectado. (Talvez isso seja a salvação das operadoras de telemóvel.)
Tem outro ponto.
O Pokémon Go tem tecnologias novas e exige um processamento rápido do smartphone. Ainda, o uso constante do GPS vai gastar a tua bateria. No fim das contas, provavelmente vais ter que desembolsar uma boa quantia para começar a jogar caso ainda não tenha um telemóvel lançado recentemente.
Também vais gostar destes:
– Nintendo será relançado e virá com 30 jogos na memória e HDMI.
– Os 10 jogos de rua de antigamente que nos davam tanta alegria e nem percebíamos.
Pokémon Go é um sucesso mundial. Não tem como negar. Manter-se fora de toda essa popularidade não é uma tarefa fácil, principalmente se eras fã de Ash e companhia na infância. Alertamos com apenas 7 pontos, mas poderia ser mais.
Qual é a sua opinião? Vai baixar Pokémon Go mesmo assim? Vais deixar o download de lado? Como achas que aplicativos de realidade aumentada vão influenciar os mais jovens?