No Brasil, a policia usa drones para multar os condutores, desde modelos mais avançados como o DJI Inspire 2 ou o Agros, até drones de valores menores, como o DJI Mavic Pro ou DJI Phantom 4 Pro.
Agora existe uma regulamentação específica para o uso de drones pelos órgãos de segurança pública, defesa civil e de fiscalização da Receita Federal.
Trata-se da AIC-N24. Assim se manifesta o DECEA – Departamento de Controle Aéreo que entrou em vigor no dia 28/08/2017 e trata especificamente dos drones policiais, drones da Receita Federal e da Defesa Civil.
Além de ajudar a “apanhar” condutores que vão ao telemóvel, os dois drones ao serviço do Detran também servirão para detectar manobras perigosas e automóveis estacionados em locais proibidos.

De acordo com Silvain Fonseca, director-geral do Detran, em declarações ao “Correio Braziliense”, o objectivo é “mudar o comportamento dos motoristas” e continuar a reduzir o número de mortes associadas a esta prática. “Este ano diminuímos em 126 o número de mortes e queremos que chegue a zero“
Também vais gostar destes:
– Gravíssima poluição no Rio Tejo filmada por drones.
– Algar de Benagil: uma beleza escondida no Algarve.