Londres terá a primeira piscina com vista de 360 graus e será construída no topo de um arranha-céus londrino de 213 metros de altura,o chamado Infinity London.
Estas piscinas desafiam a morte e estão prestes a tornarem-se a nova tendência arquitectónica do centro de Londres.
A piscina de 600.000 litros terá laterais de acrílico transparentes moldados, ao invés de vidro e um piso também ele transparente, para que as pessoas abaixo possam ver os nadadores acima e o céu.
Os nadadores terão acesso a esta através de uma escada em espiral rotativa. Todo o sistema será controlado por computador para garantir que a piscina permaneça na temperatura certa e a água não seja expelida para as ruas.
O sistema de aquecimento da piscina usará energia residual do sistema de ar condicionado do edifício.
O designer e diretor técnico da piscina da Compass Pools, Alex Kemsley, disse: “Os arquitetos procuram-nos frequentemente para projetarmos piscinas de borda infinita em telhados, mas raramente conseguimos opinar sobre o projeto do prédio porque a piscina é, regra geral, uma decisão tardia.
Mas neste projeto, nós começamos tudo ao contrário e essencialmente dissemos: ‘como colocamos um prédio por baixo da piscina?
Quando projetamos a piscina, queríamos uma visão ininterrupta, tanto acima quanto abaixo da água.
A piscina é feita de acrílico fundido ao invés de vidro, já que este material transmite a luz num comprimento de onda similar à água, então a piscina ficará perfeitamente translúcida, de acordo com a Compass Pools.
Enfrentámos grandes desafios técnicos para delinear este edifício, o maior deles era como realmente entrar na piscina.
Normalmente, uma escada simples seria suficiente, mas não queríamos escadas do lado de fora do prédio ou da piscina, pois isso estragaria a vista – e obviamente não se pretendia ter 600.000 litros de água escorrendo também pelo prédio, à medida que as pessoas saíssem e entrassem da água.
A solução é baseada na porta de um submarino, juntamente com uma escada em espiral rotativa que sobe do chão da piscina quando alguém quer entrar ou sair – o corte absoluto da piscina e do design do edifício é um pouco ao estilo de James Bond.”
A construção no Infinity London pode começar já no ano de 2020.