Quando se trata de problemas nos pés — como unhas encravadas, joanetes, bolhas e até mesmo gota existem algumas dicas caseiras fáceis para manter esses irritantes — e, muitas vezes, dolorosos — problemas nos pés à distância.

Abaixo tens a lista de formas naturais para tratar quase os potenciais problemas nos pés.

Eu nunca tinha ouvido falar de qualquer um destes. Quem sabia que esfregar anti-transpirante nos calcanhares poderia realmente  impedir de formar bolhas?

1. Usa Listerine contra fungos nas unhas

Problemas nos pés

Mergulha os pés em Listerine por 30 minutos, para a batalha contra o fungo.

O anti-séptico bucal tem vários compostos, bem como o álcool, que funcionam como uma forte barreira que mantêm afastados as bactérias e fungos.

Outros ingredientes que podem ser usados para o combate aos fungos  incluem vinagre de maçã, vinagre branco e suco de limão.

2. Combate a contração dos dedos (“dedo martelo”) com exercícios simples

Problemas nos pés

Segundo o HealthCommunities.com: “Alguns exercícios como mover e esticar o dedo do pé, delicadamente, com as mãos, e pegar objetos pequenos ou moles, como bolinhas de gude ou toalhas, podem manter as articulações do dedo do pé flexíveis.

WebMD também recomenda o uso de bolsas de gelo para reduzir o inchaço.

3. Esfrega em algum anti-transpirante para curar bolhas

Problemas nos pés

Uma óptima maneira de combater bolhas é esfregar antitranspirante na área, se as bolhas nos pés são causadas pela humidade e/ou atrito.

Mas se colocares anti-transpirante no pé não é para ti, há uma abundância de outros métodos caseiros que podes tentar, como mergulhar o pé em chá verde.

Mesmo uma simples aplicação com aloe vera pode ajudar a reduzir o inchaço e a dor.

4. Passa molho de pimenta vermelha para combater joanetes

Problemas nos pés

A pimenta vermelha é cheia de uma substância chamada capsaicina, que elimina os nervos dos compostos que causam dor e desconforto.”

Esfrega o molho de uma pimenta direto na joanete, acrescentando um pouco de vaselina, em seguida, e cobrindo-a com gaze.

Dr. Andrew Weil recomenda alternar entre embeber os pés em água morna e aplicar compressas de gelo durante todo o dia. Ele ainda disse que beber o gengibre e açafrão pode ajudar com a inflamação e a dor.

5. Coloca uma cebola nas meias para evitar calos

Problemas nos pés

Readers Digest sugere embeber uma fatia de cebola branca num recipiente de vinagre branco, e em seguida, aplicar a cebola no calo.

Eles escrevem: “Cobre o calo com a cebola antes de ires para a cama… Se o calo não é suave o suficiente para ser removido de manhã, repetir o tratamento todas as noites até que suavize mais.”

O mesmo pode realmente ser feito com a imersão de uma fatia de pão num pouco de vinagre de maçã, e aplicá-lo diretamente no calo.

6. Pára a dor no calcanhar com alongamento

Problemas nos pés

Há alguns alongamentos simples que podes tentar a fim de lutar contra a dor no calcanhar.

Healthline escreve: “Enquanto estás sentado, passa o pé para trás e para frente sobre uma garrafa de água congelada, lata gelada, ou rolo de espuma. Faz isso durante um minuto”.

Especialistas também recomendam o alongamento da panturrilha tanto e tão frequentemente quanto possível, bem como dando a si mesmo uma massagem profunda no calcanhar.

7. Diminua os refrigerantes para evitar a gota

Problemas nos pés

Diminui a ingestão de açúcar, incluindo refrigerantes, que são carregados com açúcar ou adoçantes.

Em vez disso, come cerejas e morangos todos os dias “a fim de combater a inflamação”.

8. Trata o pé-de-atleta com alho fresco

Problemas nos pés

Coloca fatias de alho fresco, ou um pouco de alho esmagado, entre os dedos dos pés e deixa o dia todo.

MAntém também os pés secos e frescos.

9. Aplica Vick Vaporub para curar unhas encravadas

Problemas nos pés

Esta pomada é feita à base de mentol, acredita-se ser um excelente remédio para a cura de unhas encravadas… Ela dá alívio à dor crónica da unha encravada e também incentiva a cura rápida.”

Outros remédios caseiros fáceis incluem um banho de sal Epsom ou esfregar um pouco de vinagre de maçã.

10. Esfrega com pedra-pomes para te livrares de pele morta

Problemas nos pés

Livestrong.com sugere mergulhar os pés na água para amolecer a pele, e, em seguida, esfregar as células mortas com uma pedra-pomes.

A pedra-pomes é uma rocha vulcânica porosa e você pode comprá-la na seção de cuidados com os pés em farmácias e lojas da fonte da beleza.”

Depois de esfregar, simplesmente enxagua a pele morta.

Também vais gostar destes:
Ela esfregou os pés com bicarbonato de sódio por duas semanas!
Para diminuir os pés, mulheres fazem cirurgia.

11. Escolhe o calçado correto para proteger os teus pés

Problemas nos pés
Problemas nos pés

Um dos elementos-chave para prevenir quase todos os potenciais problemas nos pés é selecionar os sapatos adequados.

A Dra. Elizabeth Kurtz diz no Everyday Health, “Sapatos que são demasiado apertados podem causar problemas nos pés a longo prazo”.

Sapatos que deixem muito espaço para o dedo do pé e do calcanhar, causam dores e podem levar a uma variedade de problemas posteriores. Escolhe um par que dê muito apoio e deixe espaço.

FONTEPerfeito

Partilha