Decidiste tornar-te um profissional da jardinagem? Tens um pequeno canteiro ou um jardim inteiro? Não importa, pois aqui vais ver algumas dicas que vão te ajudar muito e fazer com que as tuas plantas crescem e floresçam e perfumem a tua casa.

Neste artigo vais poder ver dez dicas, muitas deles baseadas na reciclagem.

Irrigação profunda

Algumas plantas preferem a irrigação que vem de baixo: para manter húmido o terreno podes usar uma velha garrafa de plástico. Com um objecto com ponta fure as garrafas dos lados. Enterre a garrafa deixando com o gargalo descoberto: quando colocares água dentro a mesma vai ser distribuída através dos furos sem molhar a planta.

Plantar… em vaso.

Plantar plantas e flores em um vaso enterrado pode ser muito útil em diversas ocasiões: se, por exemplo, não tens a certeza da disposição das plantas, pode ser fácil mudar a posição depois.

Cultivar tomate em clima seco.

Regar os tomates com a técnica de spray ou gotejamento pode não ser a forma mais adequada em áreas com clima seco: a água pode evaporar muito rapidamente, sem nutrir as raízes. Para evitar isso, precisas de um balde e um par de pás de compostagem. Faz buracos nas paredes do recipiente e enterra-o deixando os furos abaixo do solo. Coloca o composto dentro e encha o balde com água a cada 2 dias. Desta forma, a água não vai evaporar e o solo ficará constantemente húmido: os resultados dessa técnica são visíveis!

Usar batatas para que as rosas floresçam.

Coloca as hastes das rosas em uma batata, em seguida, enterra. Desta forma, o interior do tubérculo vai manter constantemente molhado o final da haste e promover o desenvolvimento das raízes.

Recolher água da chuva.

Instala um sistema de colecta de fora da tua casa: podessimplesmente estender o tubo por onde desce a água do tecto até um tambor ou um balde bastante grande.

Reserva de água numa garrafa de plástico.

Para não molhar as folhas é bom enterrar uma garrafa perfurada e enchê-la com água: assim a irrigação ocorrerá de forma gradual e será dirigida apenas às raízes.

Tomates mais doces com o bicarbonato de sódio.

Se amas tomates cultivados em casa porque são mais doces e suculentos que aqueles comprados no supermercado, aqui encontras um truque para melhorá-los ainda mais. Tenta adicionar à superfície do solo um pouco de bicarbonato de sódio (mas não na planta na planta!): esta substância é de natureza básica e neutraliza a acidez natural do solo. Os resultados são tomates muito doces!

Plantar sementes na casca de limão.

As cascas de limão escavadas e preenchidas com terra são excelentes recipientes para o cultivo de plantas a partir das sementes. Quando é hora de transplantá-las no chão, retirea a casca e coloque-a no composto. Não é aconselhado enterrá-la porque a acidez do solo poderia, eventualmente, ser muito alta.

Decorar o próprio jardim com um percurso em cimento.

Para dar um toque de originalidade à tua relva faz um caminho em cimento: podes comprar o cimento e o molde para criar as “pedras”. Preenche o espaço com cimento e nivela a superfície. Deixar secar ligeiramente, em seguida, remove o molde. Espera algumas horas para que o cimento seque completamente antes de caminhares em cima.

Também vais gostar destes:
Conhece as 11 maravilhas que o vinagre é capaz de fazer no teu jardim.
Tu tens esta erva no teu jardim e nem sabes que ela cura a calvície.

Uma cabana verde… de tubos de PVC.

Os tubos de PVC são baratos e são óptimos para muitos trabalhos de bricolage. Olha o que podes construir com alguns tubos: esta “cabana” que irá apoiar as tuas plantas fornecendo a ventilação necessária e a quantidade certa de luz do sol.

FONTE1001 ideias

Partilha