Dois ingredientes simples podem fazer toda a diferença na procura por equilíbrio: água morna e limão.
Mesmo separados, tanto a água como o limão trazem diversos benefícios à saúde.
A água deve ser morna (ou na mesma temperatura do corpo, em torno de 36ºC), pois facilita a absorção do corpo e atua na limpeza e hidratação do organismo sem a necessidade de gastos extras de energia. Se fosse gelada, por exemplo, o organismo gastaria energia (e tempo) para deixá-la na temperatura ideal.
Enquanto o limão é rico em ácido cítrico, Cálcio, Magnésio, Potássio, Fósforo, Vitamina C, flavonoides, pectina, antioxidantes… Não é à toa que o “azedinho” é chamado de “o rei dos frutos curativos” e já ganhou até um livro dedicado às suas propriedades.

QUANDO E QUANTO INGERIR?
1/2 Limão com água, todas as manhãs, já basta.
Especialistas recomendam beber a combinação ainda pela manhã (dica da Ayurveda) e em jejum, uma vez que é necessário esperar pelo menos 10 minutos antes de uma refeição para que os efeitos da água atuem sobre o corpo de maneira pura, sem misturar com outros alimentos ou bebidas.

Conheça os benefícios dessa bebida milagrosa:
1. É DETOX
Toxinas indesejáveis são eliminadas mais rapidamente graças às propriedades diuréticas do limão. A sua combinação com água ajuda a manter os rins e todo sistema excretor em bom funcionamento, além de estimular o fígado a se livrar do que não presta para o corpo, actuando, por exemplo, na prevenção e eliminação de cálculos renais, hepáticos ou na vesícula.

2. LIMPA A PELE
Tanto a Vitamina C como outros antioxidantes presentes no limão ajudam a prevenir rugas, clarear manchas, suavizar cicatrizes e também no combate à doenças de pele como a acne.

3. COMBATE O MAU COLESTEROL
Os antioxidantes também são poderosos contra a oxidação do LDL, popularmente conhecido como o “mau colesterol”, que causa doenças cardíacas e envelhecimento precoce.

4. IMPULSIONA O SISTEMA IMUNOLÓGICO
A alta concentração de Vitamina C no limão é eficaz no combate de resfriados e inflamações.

5. AJUDA NA CICATRIZAÇÃO
O ácido ascórbico (Vitamina C) também tem componentes essenciais à manutenção dos ossos, tecido conjuntivo e cartilagens.

6. HIDRATA PROFUNDAMENTE O CORPO
A boa hidratação do sistema linfático previne sintomas como fadiga, stress e falta de energia, bem como ajuda no controle da tensão arterial.

7. AJUDA NA DIGESTÃO
O limão estimula o fígado na produção da bile, além de promover o alívio de sintomas como indigestão, azia, arrotos e flatulência. As fibras presentes na fruta ajudam o trato digestivo a funcionar melhor.

8. BALANCEIA O PH
Apesar de ser uma fruta ácida, os ácidos encontrados no limão são facilmente metabolizados pelo corpo, o que ajuda no equilíbrio do PH do sangue.

9. DÁ ENERGIA E POTENCIALIZA O BOM-HUMOR
Propriedades químicas encontradas no limão dão mais energia ao corpo, o que combate o mau-humor e pode ajudar a reduzir sintomas de ansiedade e até mesmo de depressão. Devido ao seu efeito estimulante, pode ser um bom substituto para o café, que em excesso é prejudicial à saúde.

Também vais gostar destes:
Bolo de banana sem farinha, sem açúcar e sem leite!
Detox antes do pequeno almoço: 13 bebidas milagrosas para o desjejum!

10. REFRESCA O HÁLITO
Ajuda a aliviar dores de dente e gengivite.