Quantas vezes já chorei sem saber que a vida me fazia um favor.

Quantas vezes já chorei escondida sem saber que a vida me fazia um favor, sem entender que aquilo não era o fim do mundo, mas sim o início de algo melhor. Porque existir é recomeçar vez após outra, é fechar uma janela para abrir uma porta enquanto enxugamos as lágrimas por alguém que nunca as mereceu.

Ninguém sabe o quanto eu já chorei, nem tudo que essas lágrimas me ensinaram. Atualmente sou o resultado de cada um desses prantos silenciosos que deixei escapar, e não por fraqueza, mas sim por cansaço de ser forte…

Há momentos em que simplesmente não aguentamos mais. O stress emocional causado por tantas decepções, fracassos e por cada “não” encontrado no caminho nos obriga a parar. É então quando aparece a impotência e a clara sensação de que perdemos o controle das nossas próprias vidas.

Judith Orloff, psiquiatra e autora do livro “Liberdade emocional, como deixar de ser vítimas das emoções negativas”, diz que o primeiro passo para propiciar o equilíbrio interior é o choro. Depois das lágrimas vem a tranquilidade, e na sequência, a clareza.

Chorei e aprendi: o sofrimento útil

É muito provável que se agora pudesses viajar ao teu próprio passado, sentiria compaixão da sua pessoa vendo-a chorar por motivos que provavelmente nunca valeram a pena. Todas essas lágrimas derramadas por quem nunca mereceu o teu afeto ou por cada instante de angústia por um projeto ou sonho que nunca valeu realmente a pena são agora lembranças permanentes. Sonhos quebrados, mas ao mesmo tempo úteis, inscritos nessas nuvens passageiras dos nossos próprios ciclos vitais.

Agora, cabe apontar que ninguém chega a este mundo “já sabendo” de fábrica. As lágrimas são como rituais de passagem que precisamos experimentar à força para continuar a crescer, para saber “quem sim e quem não”, para nos colocarmos à prova e medirmos nossas próprias forças.

Após a dor vem a oportunidade

É muito provável que tenhas ouvido muitas vezes essa expressão de que “só quem já sofreu pode entender o que é a vida de verdade”. Cabe dizer que isto não é totalmente verdade. A felicidade também ensina, também nos oferece recursos adequados. Agora, a adversidade é aquele cruzamento no caminho pelo qual a maioria de nós terá de passar alguma vez.

Eu também já chorei por cebolas que não valiam a pena, por sonhos que o vento levou e por doces desejos que se tornaram amargos…
Quando a cruzarmos, quando experimentarmos a dor em qualquer das suas formas, já não seremos os mesmos. Por isso, é preciso propiciar “um sofrimento útil” do qual falamos anteriormente, esse que nos permite aprender a ser mais hábeis, melhores estrategistas com mentes resilientes e pessoas capazes de ver novas oportunidades. Porque mesmo a pensar que a vida nos deu um redondo “não”, às vezes não é mais do que um “espere mais um pouco”…

Também vais gostar destes:
Bolo gelado de chocolate fácil. É de comer e chorar por mais.
A mãe deixou o bebé junto a um cavalo. Quando ela começa a chorar, vê o que ele faz.

O desabafo emocional é um mecanismo apropriado e libertador para apaziguar a mente e ver as coisas de outro jeito.
Uma vez que choramos por essa decepção, por essa ruptura ou por esse fracasso, é preciso fazer uma mudança. Agora, um erro no qual caímos com frequência é o de esperar que alguma coisa aconteça ao nosso redor para então encontrar uma motivação, um propósito que nos permita continuar avançando para deixar para trás o acontecido.

Esta não é a abordagem correta. O melhor é “nós mesmos sermos a própria mudança”.
No fim das contas, é nestes momentos de dificuldade pessoal que descobrimos as fortalezas que temos internamente e tudo o que somos capazes de fazer. Porque mesmo que não acredites, somos como o carvalho, que quanto mais o vento sopra, mais forte cresce.

Artigos Relacionados

Últimas

Revelado o valor da pensão de alimentos que Jorge Gabriel paga após a separação.

Foi revelado o valor da pensão de alimentos que Jorge Gabriel paga após a separação. Com a conclusão do processo de divórcio, Jorge Gabriel...

Confirmação Oficial! ‘Casa dos Segredos’ está de volta à TVI em Setembro.

Confirmação Oficial! A 'Casa dos Segredos' está de volta à TVI em Setembro. Após um hiato de seis anos, a aclamada "Casa dos Segredos"...

A Ferver

Revelado o valor da pensão de alimentos que Jorge Gabriel paga após a separação.

Foi revelado o valor da pensão de alimentos que Jorge Gabriel paga após a separação. Com a conclusão do processo de divórcio, Jorge Gabriel...

Confirmação Oficial! ‘Casa dos Segredos’ está de volta à TVI em Setembro.

Confirmação Oficial! A 'Casa dos Segredos' está de volta à TVI em Setembro. Após um hiato de seis anos, a aclamada "Casa dos Segredos"...