Se tens os olhos claros sofres menos: este é o resultado de uma pesquisa realizada pela Universidade de Pittsburgh, segundo a qual as mulheres com olhos claros são relacionadas com um limiar de dor mais elevado, bem como uma tendência menos significativa a sofrer de ansiedade ou depressão.
O estudo, que foi realizado pela equipa de Inna Belfer, professor de anestosiologia, foi realizado em 58 mulheres grávidas, que foram observadas durante a sua expectativa. A pesquisa mostrou que as pessoas com olhos claros sofrem de menos, por causa de um limiar de dor mais elevado e uma propensão reduzida a sofrer de depressão ou estar ansiosa.

Claramente o estudo precisará de uma discussão mais aprofundada e mais de uma confirmação, porque o número de mulheres que estavam envolvidas não parecem ser suficientes para proporcionar uma amostra significativa. O que é certo é que a ciência há muito tempo tenta deligar as características do olho para outras peculiaridades físicas: às vezes, por exemplo, tem sido sugerido uma correlação entre os olhos escuros e uma fraca capacidade de aguentar o álcool, enquanto em outras ocasiões os indivíduos com olhos claros foram combinados com uma notável capacidade de se concentrar.
Actualmente, no entanto, existem alguns dados: os genes que definem a parte colorida do olho, isto é, a tonalidade da íris, são multifuncionais, o que significa que eles provavelmente tem a ver com características diferentes do corpo humano, mas o os estudiosos ainda não são capazes de identificar quais com certeza.

Também vais gostar destes:
Algo que fazemos diariamente pode originar cancro nos olhos. CUIDADO!
Jovem é velado sentado, com cigarro nas mãos e os olhos abertos!

Por agora, portanto, não há mais nada a fazer senão se contentar com a interpretação, através dos olhos, da personalidade das pessoas em frente de nós: um exercício que, claro, é totalmente não científico, mas à sua maneira pode ser útil, mesmo que apenas para estabelecer relações importantes.
Resumindo, desde o limiar da dor até o comportamento, os olhos não são apenas o espelho da alma, mas também o espelho do corpo e das reacções que esse revela nas situações mais diferentes: não resta mais nada a fazer, que tentar compreender o que nós comunica a íris, à espera de que a comunidade científica tenha as respostas claras e precisas para explicar com certeza quais são as peculiaridades relacionadas com as pessoas com olhos claros e quais são os factores específicos que interessam as pessoas com olhos escuros. Não esquecendo, é claro, as pessoas que tem um olho escuro e um olho claro: uma dupla personalidade?

FONTEAs toupeiras


 
Partilha