Gostavas de ter barriga chapada logo, não gostavas? Quem tenta emagrecer sabe bem que esta não é uma tarefa fácil, tampouco rápida. Exige força de vontade, esforço e paciência. Muitas vezes, mais difícil do que perder peso é eliminar a barriga saliente e, quando notas que já tiveste um bom avanço no emagrecimento, ainda te sentes insatisfeito com a indesejada “pança”.
É preciso saber, no entanto, que certos alimentos contribuem diretamente para o estufamento desta área específica do corpo. Por isso, o nutricionista Roberto Navarro lista quais devem ser cortados da dieta se o objetivo é conseguir murchar a barriga.
Corta esses alimentos
Doces
Qquando o corpo não consegue queimar todo o açúcar consumido (revertendo-o em energia), ele estoca o excesso nos tecidos adiposos e daí surge a gordura localizada, que costuma incomodar bastante quando aparece na barriga, nos braços e no rosto.
Farinhas refinadas
O grande problema das farinhas refinadas (ou brancas) é que elas concentram muita quantidade de hidratos e, diferente das integrais, não contêm fibras ou quaisquer outros nutrientes. Por isso, são chamadas “calorias vazias”.
Para minimizar os efeitos, Navarro orienta trocar os refinados por alimentos integrais e nunca consumi-los em excesso. O hidrato de carbono complexo é digerido mais lentamente pelo corpo, prolongando a saciedade e evitando picos de insulina, processo que favorece acumulação de gordura.
Gordura trans (hidrogenada)
A gordura trans consegue ser ainda pior que o açúcar para o organismo porque, de acordo com Navarro, não cumpre nenhuma função no nosso organismo. “Gordura trans é óleo hidrogenado, geralmente óleo de soja com hidrogénio, e serve só para conservá-lo mais, deixar os alimentos mais crocantes, é péssimo”, comenta o especialista.
Quando consumida em excesso, a acumulação de gordura é mais frequente na barriga do que em outras regiões do corpo. Portanto, se o intuito é conseguir um abdómen lisinho, foge de bolachas, pães e bolos recheados, salgadinhos de pacote, chantilly e margarina.
Gordura saturada
“Temos sempre que pensar que todos temos os triglicerídeos que são formados por 3 moléculas de ácido graxo e uma molécula de glicose, então sempre que sobrar glicose ou ácido graxo, que é decorrente da gordura, vai existir a formação de triglicerídeos no tecido adiposo, que resulta em gordura acumulada no corpo”, detalha o nutricionista ao falar sobre influência da má alimentação sobre o corpo.
Os triglicerídeos são fontes de reserva presente no tecido adiposo, que é comum em todos nós. O problema é quando o excesso de glicose e hidratos aumenta muito esta reserva. Manteiga e embutidos são exemplos de produtos com gordura saturada.
Refrigerantes
Os refrigerantes como um todo não são bebidas saudáveis, mas que o grande problema está na grande quantidade de açúcar presente nele.
Álcool
O álcool é bastante calórico. Um copo de cerveja tem cerca de 150 calorias. Além disso, conforme os anos vão passando, o metabolismo vai ficando mais lento, e vai ficando mais difícil queimar calorias. O resultado disso são quilinhos a mais, que tendem a se concentrar na região abdominal.
Também vais gostar destes:
– Chá de abacaxi para emagrecer 4 Kg!
– Troca pão por inhame: nutricionista indica e ensina como usá-lo para emagrecer!
Sumos industrializados
Navarro explica que os sumos concentrados contêm frutose e que parte dela vira glicose durante a digestão. Ou seja, apesar de parecer saudável, estás a consumir nada mais do que açúcar.
Além de todos estes alimentos, existem vários fatores que atrapalham a perda de barriga. Junto com uma alimentação mais balanceada, tenta também mudar alguns hábitos que podem estar a prejudicar-te de alcançar os teus objetivos, como o sedentarismo e a ingestão insuficiente de água e fibras.