Uma raríssima moeda portuguesa de 1 centavo – 1922 vale 85 mil euros. Só se conhecem seis exemplares. Ao que tudo indica duas estarão à guarda de museus e as outras na mão de particulares. Outra versão indica que uma delas estará à guarda da INCM, três outras serão propriedades de outras instituições e as duas restantes serão propriedade de particulares.

Loading...

Segundo reza a “lenda”, apenas haviam sido cunhadas 6 moedas pois o cunho havia partido, não sendo substituído na altura. Esta versão foi desmentida em 1978, quando José Gama Barata fotografou o cunho inteiro, nos armazéns da Casa da Moeda, pondo fim a esse mito.

Um dos episódios mais curiosos e talvez um “mito” sobre o aparecimento de um dos 6 exemplares, é o da famosa “Gaiola”.

Diz-se que um negociante de antiguidades encontrou um agricultor que tinha uma destas moedas a fazer de anilha numa gaiola.

Raríssima moeda portuguesa

Também vais gostar destes:
Noruega já reservou cerca de 150 mil euros por habitante.
Se tiveres alguma destas 10 moedas de dois euros, elas valem 1800 euros.

Raríssima moeda portuguesa

O negociante de antiguidades foi avaliar alguns objectos numa propriedade do agricultor, e ao ver a escassa e valiosa moeda pregada numa gaiola a fazer de anilha, alegou estar interessado em comprar a gaiola pelo lindo pássaro que muito lhe interessava, de forma a adquirir o exemplar “Furado” do Centavo de 1922 que após alguma insistência o agricultor cedeu o pedido.

FONTEVortex Mag

Partilha
Loading...