Terá uma fotografia o poder de mudar o rumo dos acontecimentos?

A foto de uma mulher refugiada Rohingya a chorar com o filho morto está a sensibilizar o mundo para a crise humanitária vivida na Birmânia.

Em Rohingya, a mulher refugiada, aparece numa imagem a chorar o seu filho bebé morto. Através da mesma foto, o mundo está a ser chamado atenção para a crise Humanitária que é vivida na Birmânia.

Mohammad Poir Hossain, é uma fotografa que na chegada de um grupo de refugiados da Rohingya à praia de Shad Porir Duwi, começou a fotografar ao ouvir um condutor de riquexó gritar que um barco acabava de se virar.

Esta Senhora refere que correu para o local e ficou chocada quando se apercebeu de um grupo de pessoas a chorarem perto de um corpo de um bebé e fotografa o sofrimento dessa mãe ao beijar o seu pequeno filho morto!

fotos com o rumo dos acontecimentos

Depois desta foto vir a público, sabe–se que não e a primeira vez que o mundo reage a este tipo de acontecimentos.

Há 2 anos  um fotojornalista Nilufer Demir, fotográfa um menino de 3 anos, que dá  a sensação de estar adormecido no areal de um Resort Turco de Bodrum, mas afinal Aylan Kurdi estava morto, porque a sua família tentara chegar fugida a ilha Grega de Kos. Era uma criança inocente que nem se apercebia ainda do que se estava a passar. Estas imagens correram Mundo, deixando muita gente chocada.

Apesar de já no Verão desse ano se escrever muito sobre a morte dos refugiados Sírios que tentam chegar a Europa à procura de uma vida melhor, foi esta imagem chocante que fez com que alguns dos Governadores reagissem finalmente em aceitá-los nos seus países.

 

fotos com o rumo dos acontecimentos

E 1993, foi também retratada uma imagem de uma menina prostrada a poucos metros de abutres, estando ela subnutrida. Esta situação passou-se no Sudão, o fotojornalista Sul-africano Kevim Carter, tinha tido ordens expressas para não tocarem nas vítimas de fome, para que não espalhassem as doenças.

Apesar dessas ordens, o homem foi fortemente criticado por não ter ajudado a criança e não aguentando as pressões das críticas a que foi sujeito, suicida-se meses depois.

fotos com o rumo dos acontecimentos

6 Anos antes, em Junho de 1982 Jeff Widener contava uma história de coragem, que um manifestante solitário, na Praça de Tiananmen, faz frente a um tanque e existe mesmo registo fotográfico deste momento.

fotos com o rumo dos acontecimentos

Também vais gostar destes:
Fotografias impressionantes do abandonado cruzeiro de luxo, Costa Concordia.
28 fotografias surpreendentes que vais adorar ver.

Muitos anos antes, em 1933, foram duas mulheres a dar conhecimento do drama humano que se sofriam na Grande Depressão.

fotos com o rumo dos acontecimentos

As mulheres foram Florence Owens Thopson que se viram sozinhas com dois filhos para dar de comer. Depois do marido ter morrido de tuberculose, esta mãe coragem, teve que se fazer à vida arranjando maneira de dar de comer aos seus filhos.

Foi também nesta época, a fotografa Dorothea  Lange que imortalizou este momento, tendo o governo Americano ficado sensível à situação e começado a enviar toneladas de comida para os trabalhadores que emigraram para a Califórnia.


 
Partilha