Sabias que a Grécia, Irlanda e Espanha, decidiram perdoar mais de 60% da dívida da Alemanha (República Federal ou Alemanha ocidental).
O tratado, assinado em Londres, foi determinante para o país se tornar numa grande potência económica mundial e num importante aliado dos Estados Unidos durante as décadas da Guerra Fria contra a antiga União Soviética.
Também vais gostar destes:
– A gula política e corrupção do nosso país
– 12 anos de actividade política é sinónimo de pensão vitalícia. Vergonha!
O perdão da dívida permitiu aos alemães reduzirem substancialmente o fardo da dívida contraída antes e depois da Segunda Guerra Mundial.
[td_ad_box spot_id=”custom_ad_3″]
Éric Toussaint, historiador e presidente do Comité para a Anulação da Dívida do Terceiro Mundo, afirmou que “a dívida antes da guerra ascendia a 22,6 mil milhões de marcos, incluindo juros. A dívida do pós-guerra foi estimada em 16,2 mil milhões. No acordo assinado em Londres a 27 de fevereiro de 1953 estes montantes foram reduzidos para 7,5 mil milhões e 7 mil milhões respetivamente. Isto equivale a uma redução de 62,6%…o acordo estabeleceu a possibilidade [por parte da Alemanha] de suspende pagamentos e renegociar as condições caso ocorresse uma mudança substancial que limitasse a disponibilidade de recursos”, frisa o historiador.
A Alemanha beneficiou ainda de uma medida excepcional que permitiu reduzir taxas de juro cobradas ao país em 5%.
Repassa este artigo pelos teus amigos. Todos precisam saber isto!