Tinhas noção de que as pessoas que choram são mais fortes?

Na sociedade que hoje vivemos, nem todas as emoções têm o mesmo grau de aceitação. Quando estás triste, essa emoção que se demonstra é logo catalogada como sendo negativa, e deve ser escondida. Até nos fazem acreditar que é uma vergonha a pessoa demonstrá-la.

Neste momento, vives numa sociedade que te dita que deves andar sempre feliz, alegre, disposta a enfrentar o mundo de frente e quando isso não acontece e não funcionas assim, porque te entristeces és logo rotulado como o fraco.

Mas, a pergunta impõem-se então: porque é que as pessoas que choram são as mais emocionalmente equilibradas?

  • Não reprimas as emoções.

Não deves esconder a tristeza, porque isso só demonstra que és uma pessoa segura de ti e com uma grande inteligência emocional, sabes reconhecer-te e tornas publico o que sentes e com isso demonstra que tens muita coragem de nadar contra a corrente de emoções que tens, quando não te encontras bem. Se reprimes as tuas emoções irá interferir na tua saúde, tanto Psicológica como Física, devido a correres o risco de desenvolveres doenças como asma, hipertensão e patologias clínicas referem estudos feitos a quem reprime emoções.

  • Aproveita as lagrimas para mudares de perspetiva

Como diz o ditado: “chorar limpa a alma”, como também irá limpar os teus olhos, para que possas ver a situação noutra perspectiva. Ao chorares permite-te, não só sentires-te reconfortada, como também começas a ver as situações de uma outra maneira mais positiva, porque através das lágrimas que deitas, despejas toda a tua tristeza e ai a tua mente irá ficar mais limpa e clara e consegues analisar melhor a situação a que te levou a essa tristeza sentida. Nesse momento já as tuas emoções se encontram equilibradas e a tua mente está pronta para entrar em ação e impulsionar te para ires a luta.

  • Sabias que o choro e terapêutico?

Chorar ajuda a aliviar a tua dor e a dar-te uma sensação de relaxamento emocional. Isso acontece devido à estimulação que houve na libertação de endorfinas do cérebro que são hormonas que nos ajudam na dor. Nunca deves reprimir o choro, mas sim o contrário, deves chorar até teres deitado tudo para fora e te começares a sentir calmo, para que também o teu organismo reaja, no sentido de reduzir a tua frequência cardíaca respiratória proporcionar um relaxamento agora corporal.

Um estudo realizado na Universidade da Flórida descobriu que o choro é profundamente terapêutico, ou seja, quando outras pessoas que te são próximas te virem chorar iirão consolar-te. Também nesse estudo o choro triste está destinado a criar novos vínculos, após uma perda e esse chorar tem o poder e purificar o teu estado emocional.

  • Não te submetas as expectativas sociais

Se não tens medo de chorar vais-te sentir muito mais livre porque consegues expressar-te emocionalmente e não te sentes preso ao que a sociedade espera de ti. Tu não tens medo de decepcionar os outros, nem em mostrar a tua suposta “debilidade” a que a sociedade chama de tristeza.

Tu sim és uma pessoa verdadeira e não te importas com as expectativas sociais que existem sobre as pessoas. Isso leva- te a seres mais feliz e levares uma vida segundo as tuas regras e a tua maneira de viver, pessoas assim não têm vergonha de se sentirem obrigadas a ter que esconder as suas emoções, mas sim mostrar a sociedade que as rodeia o quando mais saudável seria emocionalmente não estarem condicionadas em esconderem a sua tristeza.

  • Através das lágrimas tu consegues conectar-te

Chorar é um dos sentimentos mais íntimos do ser humano e quando tu choras demonstras a tua alma despida. Se a pessoa com quem estás aceita essa tua tristeza sem fugir, ou mesmo sem falsas palavras de consolo e com palavras carinhosas de conforto, ai irá existir uma conexão entre o teu eu mais profundo e o eu da pessoa que está contigo.

Ao chorares é uma maneira indireta de pedires ajuda devido à tua impotência ,no momento de veres o problema com clareza e também estás a “pedir” que te acarinhem e que te consolem.

O choro e a tristeza não podem ser encarados pela sociedade como um sinal de fraqueza humana ou debilidade emocional, mas sim como um sinal de fortaleza interna e que o ser humano precisa expressar o que sente.

Também vais gostar destes:
Aprende a confeccionar o bolo mais rápido do mundo! É de comer e chorar por mais.
Pitbull comove as redes sociais ao chorar por ser abandonada no canil.

É pena que cada vez mais a sociedade aponte o dedo a quem chora e a quem anda triste, ou se sente triste, catalogando-as por vezes de pessoas deprimidas sem objetivos. Em vez disso devia haver mais humanismo e entender que quem exteriorizar as suas dores e sentimentos é mais capazes de enfrentar os seus próprios problemas e assumir as suas fraquezas sem falsidades

Partilha