A saúde mental é um assunto quase tabu na sociedade de hoje e para que possamos alterar certos hábitos ou ideias a respeito de algo, é preciso haver uma revolução que pode começar com o simples gesto de expor aquilo que todos sentem, mas que por receio do que a sociedade possa pensar não é revelado.

A americana Madalyn Parker, que trabalha como programadora enviou um simples e-mail para a equipa de trabalho com o assunto “Onde está Madalyn“, informando no corpo do email que ia tirar dois dias de folga para tratar da sua saúde mental e assim poder regressar a 100% ao seu trabalho.

Saúde mental

Olá, equipa! Eu vou tirar hoje e amanhã de folga para cuidar da minha saúde mental. Espero voltar na semana que vem renovada e 100% pronta para o trabalho. Muito obrigada“.

A resposta do seu patrão foi ainda mais surpreendente, tanto que Madalyn acabou mesmo por publicar a troca de e-mails no Twitter.

Saúde mental

Olá Madalyn. Eu gostaria de te agradecer pessoalmente por mandar um e-mail como este. Todas as vez que o fazes, eu uso como lembrete da importância de usar os dias de folga também para a saúde mental. Eu não acredito que isso não seja uma prática comum em todas as organizações”, disse Ben Congleton, CEO da empresa. “És um exemplo para todos nós, ajudando a cortar no estigma para que seja possível para todos nós darmos 100% no trabalho“.

Derrubar tabus como a saúde mental é uma tarefa difícil, mas muitas vezes é possível se abordarmos o assunto como algo natural a que qualquer um de nós está sujeito.

Também vais gostar destes:
Aprende a aquecer o arroz de forma correta para não colocar em risco a tua saúde.
Beber três chávenas de café por dia faz bem à saúde, afirma estudo.

O tweet de Madalyn tornou-se viral e mostrou não só a importância de se falar abertamente sobre estes assuntos, como também de cuidarmos da nossa saúde, não só física, como também mental.

Saúde mental