Hoje deixamos um alerta muito importante a todos os nossos leitores, pois correm um grande perigo ao realizarem uma tarefa rotineira.
Para quem tem carro é normal andar sempre com uma garrafa de água dentro do veículo de forma a manter-se hidratado ao longo do percurso que vai realizar.
A necessidade de consumir água aumenta e muito com a chegada do tempo quente, uma altura em que os automóveis se transformam em verdadeiros fornos com rodas e sabe muito bem beber uma água bem fresquinha nesses dias tórridos.
Apesar de ser bom beber a água fresca, nem todos se dão ao trabalho no fim da viagem retirar a garrafa do carro para a deitar fora. ficando ali a água a virar uma autêntica sopa e aí mora o verdadeiro perigo. Um estudo do programa nacional de toxicologia dos Estados Unidos revela que deixar a garrafa de plástico dentro do veículo automóvel durante várias horas ao sol ou até mesmo alguns dias pode representar um sério risco para a saúde de todos aqueles que podem depois usar a água para matar a sede. Esta atitude rotineira pode literalmente matar não só a sede, mas também o consumidor do líquido precioso.
Mas porque é tão arriscado consumir esta água se está fechada dentro da garrafa de plástico?
A resposta é simples e está relacionado com o material das garrafas que é o politereftalato de etileno ou vulgarmente conhecido como PET.


Estes materiais, quando expostos ao calor, libertam Antimónio e Bisfenol A. O Antimónio é conhecido pela OMS como sendo um químico cancerígeno. Já o Bisfenol A causa desregulação hormonal e graves problemas de desenvolvimento infantil.
Na University of Florida foram testadas 16 tipos de marcas de água engarrafada, onde foram mantidas a 70º, durante quatro semanas.
Os pesquisadores observaram grandes aumentos nos níveis de Antimónio e BPA que se transferiram do plástico para a água.
É preciso também prestar atenção a outras bebidas embaladas com PET, como o leite e sumo” declarou Lena Ma, chefe da pesquisa e professora de ciências da universidade em comunicado.
Deixamos também o conselho para não colocarem recipientes de plástico no micro-ondas!