A glândula Tiróide é uma das glândulas endócrinas que produz hormonas que controlam diversas partes do nosso corpo. Existem diversas doenças, problemas e transtornos relacionados com a tiróide, sendo os mais comuns o hipertiroidismo (quando a glândula produz mais hormonas do que o corpo necessita) e o hipotiroidismo ( quando a tiróide não produz suficientes hormonas necessárias). Outras doenças podem ser o Bócio (aumento exagerado da tiróide), cancro de tiróide, nódulos e tiroidite (inflamação espontânea da glândula Tiroide).

Os sintomas mais comuns de problemas na Tiróide são:

Fadiga e transtornos do sono:

Hipotiroidismo – A pessoa sente que quer dormir constantemente ou dorme mais do normal, mas ainda assim sente-se cansada, esgotada e sem energia.
Hipertiroidismo – Algumas pessoas que sofrem de hipertiroidismo tem dificuldades para conciliar o sono e por isso sentem-se cansados constantemente. Isto é causado pela hiperatividade da Tiróide que pode causar insónias devido ao pulso rápido e à ansiedade, pode provocar que seja difícil conciliar o sono, ou acordar diversas vezes durante a noite.

Alterações de peso:

Hipotiroidismo – Se tiveste um aumento de peso ou custa muito perder peso, este é um dos mais comuns sintomas de hipoglicemia.
Hipertiroidismo – Estás a perder peso mesmo que coma a mesma quantidade de alimentos habitual, ou incluso perder peso comendo mais do que o normal pelo aumento de apetite.

O estado de ânimo e alterações mentais:

Hipotiroidismo – Se te sentes mais triste do que o normal e com tendências depressivas, isso pode dever-se a que muito poucas hormonas tiroideias afectem o nível de serotonina no  cérebro.
Hipertiroidismo – É mais associado com a ansiedade ou ataques de pânico. O excesso de hormonas também pode afectar a capaciadde de se concentrar.

Problemas intestinais:

Hipotiroidismo – Pode causar graves problemas de prisão de ventre. Este é um sintoma muito comum e deve-se às alterações de produção a nível hormonal que pode causar uma desaceleração dos processos digestivos.
Hipertiroidismo – Caso tenhas diarreias frequentes ou o síndrome de intestino irritado.

Problemas musculares ou articulares:

Hipotiroidismo – Entorpecimento repentino, sensação de formigueiro ou dor nas extremidades do corpo (braços, pernas, pés ou mãos). Isso pode dever-se a uma produção insuficiente de hormonas tiroideias, que pode afectar os sinais enviados do cérebro à medula espinal através do corpo.

Hipertiroidismo – pode causar diversos problemas musculares e articulares, como dificuldade em segurar objectos com as mãos, não conseguir chegar aos armários por cima do nível da cabeça, dificuldade em subir escadas, etc.

Cabelo e alterações na pele e unhas:

Hipotiroidismo O cabelo fica mais seco e quebradiço, caindo com mais facilidade. A falta de hormonas tiroideias na quantidade necessária perturba o ciclo de crescimento do cabelo.  Também as unhas podem ficar mais frágeis e a pele ficar seca devido ao metabolismo estar mais lento que o normal.

Também vais gostar destes:
Remédio com mel e nozes para regular a glândula da tiroide!
Exercício para curar a tiroide: elimina o cansaço e controla o metabolismo.

Hipertiroidismo – Pode ser a causa de perda de cabelo, pele sensível e frágil.

Temperatura Corporal:

Hipotiroidismo – Frequentemente as mãos e os pés estão frios, calafrios, ou a temperatura do corpo está sempre abaixo de 37ªC.

Hipertiroidismo – Pode fazer que sintas demasiado calor ou sue em excesso.

Questões de colesterol:

Hipotiroidismo – Provoca níveis altos de colesterol, especialmente quando não é sensível a uma dieta, exercício ou medicamentos.
Hipertiroidismo – Pode causar níveis anormalmente baixos de colesterol.

Tensão arterial:

Hipotiroidismo – As pessoas com hipotiroidismo tendem a desenvolver uma pressão arterial alta.
Hipertiroidismo – Aumenta a pressão arterial sistólica (o número superior na leitura do medidor de pressão arterial) No entanto, a pressão diastólica geralmente mantém-se igual ou até pode mesmo baixar um pouco.

O Coração:

Hipotiroidismo – Habitualmente causa ritmo cardíaco mais lento. A frequência cardíaca é controlada pela hormona tiroideia, por isso, com os níveis mais baixos da hormona, a frequência fica tipicamente 1o a 20 pulsações por minuto abaixo do normal.
Hipertiroidismo – O coração pode bater demasiado rápido, ter arritmia ou palpitações.

Ampliação do pescoço (bócio):

O Bócio é uma ampliação da glândula Tiróide, apresenta-se como uma inflamação, protuberância ou moléstia no pescoço, acompanhada muitas vezes com um pouco de ronquidão. O Bócio pode ocorrer tanto e casos de hipertiroidismo como de hipotiroidismo.
A tiróide é muito importante no nosso corpo e devemos tê-la sempre vigiada. Faz palpações ao  pescoço com a cabeça inclinada para trás e se notares algum nódulo, deformação ou dor, procure de imediato o seu médico.
Coloca um pouco de água na boca sem engolir, depois inclina a cabeça para trás como se estivesses a olhar para o tecto (mas sem esforçar) e com a cabeça nessa posição engole a água.
Por norma é mais difícil engolir a água nessa posição, mas se notares muita dificuldade pode ser um sinal sério de que estás com problemas de tiróide.


 
Partilha