Sinais que provam que estás a ser mal pago!

A questão salarial é um tema sensível – mas não deve deixar de explorar e abordar o assunto.
Sentir que pode estar a ser mal pago pode ser desmotivador.

Seguem-se 13 sinais de como está a receber menos do que devia:
1. Pensa da seguinte forma: “Estou feliz por ter trabalho”
Mentalidade complacente de estar feliz por ter um trabalho? A maioria dos gestores consegue sentir isso e não irão esforçar-se para torná-lo “absurdamente feliz” se já és um colaborador feliz.
2. Uma oferta de trabalho – semelhante ao teu cargo – listada no site da empresa oferece um salário superior
Se existirem diversas posições como a tua na empresa, se a descrição de funções for semelhante à tua e o salário superior… Trata-se de um dos sinais mais óbvios.
Fica em cima desta possibilidade pesquisando as ofertas de trabalho da tua própria empresa de vez em quando – para perceber quais os salários de novos colaboradores. Faz sentido o teu salário, considerando o teu nível de experiência e papel na empresa?

3. A pesquisa diz que és mal pago
Este é um sinal bastante sólido.
Deves acompanhar a atualização de salários para a tua posição. Deves saber qual o salário médio para alguém com o teu cargo, nível de educação e anos de experiência. É um bom ponto de partida e poderá indicar se há discrepância entre o seu salário e o salário praticado no mercado.

4. O salário do teu primeiro trabalho estava abaixo do mercado – e não mudou muito desde então
Pensa no salário que aceitaste no primeiro trabalho – talvez tenhas aceite um salário que sabias ser baixo pois estava desesperado.
Agora pensa na tua progressão desde então. Se o teu rendimento não tiver mudado muito, provavelmente estás a ser mal pago.

5. Recebes menos do que os teus colegas com níveis semelhantes de experiência e formação
Embora as pessoas raramente falem abertamente sobre dinheiro – e em muitas empresas estão proibidas de fazê-lo – poderão verificar-se eventos associativos ou da indústria onde as pessoas que trabalham em áreas semelhantes, com níveis de experiência semelhantes, partilham anedotas sobre os seus locais de trabalho. Muitas vezes surge o tema salário no meio das conversas.

6. O teu nível de responsabilidade aumentou – mas o seu salário não
Se o chefe continua a solicitar funções adicionais – e especialmente mais responsabilidade – sem aumentar a compensação ou sem estabelecer uma discussão quanto ao tema, tal poderá ser um sinal de que estás a ser mal pago.

Também vais gostar destes:
Marcas de chocolate associadas a trabalho infantil!
Homem adormece durante o trabalho e os amigos dão-lhe baile

7. Estás numa área de especialidade que não tem muita procura
Alguns trabalhos estão em áreas com maior procura do que outros.
A Segurança Cibernética ou o Marketing SEO/SEM são especialidades de trabalho em destaque neste momento – enquanto outras posições estão a tornar-se mais automatizadas, ou poderão ter bastante procura mas pouca oferta. Percebe onde é que o teu campo de atuação se encaixa no mercado de trabalho em geral.

8. Todos à tua volta recebem bónus – menos tu
Os teus colegas falam de bónus anual ou prémio de desempenho – mas nunca recebeste? Poderás querer clarificar esta questão.
Poderá ter sido apenas um descuido – mas se foi intencional deverás descobrir porque é que não recebeste o seu bónus/prémio. Especialmente se estiveres confiante de que o mereces.

9. Não foste avaliado, em termos de desempenho, nem recebeste um aumento em mais de um ano
Parece que a altura para a tua avaliação de desempenho veio e foi-se – ou veio sem aumento. Poderás ter razão para acreditar que estás a ser mal pago.

10. Tens um instinto
Se te sentes inclinado a fazer pausas maiores durante o almoço, a retirar pequenos recursos do escritório ou a tirar vantagem de algo no teu local de trabalho pois sentes que te é “devido”, mesmo ao nível subconsciente, poderá tratar-se de um sinal óbvio de que te sentes mal pago.

11. A tua empresa tem uma elevada taxa de rotatividade
Se se verificar alta rotatividade de colaboradores – apesar de se verificar uma cultura de trabalho positiva – isso poderá ser um sinal de que os salários na tua organização, em geral, estão abaixo do que poderiam ou deveriam estar.

12. O teu chefe é evasivo quando pretende discutir o teu plano de carreira
Parece-te impossível discutir a tua carreira no longo prazo com o seu chefe? O mesmo poderá estar relutante pois a conversa poderá levar a uma discussão ao redor da questão salarial ou a algo complexo – que não está preparado para discutir.
Trata-se de algo que não deves varrer para debaixo do tapete por muito tempo.

13. Os aumentos salariais que tiveste foram insignificantes
Talvez até tenhas recebido um aumento no ano passado ou nos últimos dois anos – mas na faixa dos 1-3%. Dependendo do departamento, empresa ou indústria, se estiveres no extremo inferior da escala poderás estar a ser mal pago.

Artigos Relacionados

Últimas

Sandrina Pratas Defende Bruno de Carvalho e é entalada: “Nunca Me Faltou ao Respeito”.

Sandrina Pratas Contra-Ataca Críticas a Bruno de Carvalho: "O Miguel Falou do Meu Corpo" No programa Última Hora desta sexta-feira, 14 de março, Sandrina Pratas...

Miguel Vicente vs. Inês Morais: Troca de Farpas Sobre Educação e Família no Desafio Final.

Verniz Estalou Entre Miguel Vicente e Inês Morais no Desafio Final Na tarde de sexta-feira, 14 de março, a convivência dentro da casa do Secret...

A Ferver

Sandrina Pratas Defende Bruno de Carvalho e é entalada: “Nunca Me Faltou ao Respeito”.

Sandrina Pratas Contra-Ataca Críticas a Bruno de Carvalho: "O Miguel Falou do Meu Corpo" No programa Última Hora desta sexta-feira, 14 de março, Sandrina Pratas...

Miguel Vicente vs. Inês Morais: Troca de Farpas Sobre Educação e Família no Desafio Final.

Verniz Estalou Entre Miguel Vicente e Inês Morais no Desafio Final Na tarde de sexta-feira, 14 de março, a convivência dentro da casa do Secret...