Sim, os homens também têm um tipo específico de “TPM”. Ela chama-se Síndrome da Irritação Masculina e acontece quando os níveis de testosterona baixam subitamente.

As mudanças de humor dos homens podem ser resultado da queda súbita dos níveis de testosterona – a hormona masculina. Segundo a teoria, as hormonas afectam o cérebro e, por conseguinte, o comportamento.

Alguns cientistas acreditam que os homens de meia-idade passem por um processo semelhante ao da menopausa. Mas, Gerald Lincoln, da Unidade de Ciências da Reprodução Humana do Conselho de Pesquisa Médica, em Edimburgo, acredita que o stress pode provocar a queda súbita dos níveis de testosterona em homens de qualquer idade.

David Abbott, do Centro Regional de Pesquisa Primata de Wisconsin, em Madison, concorda: “Os efeitos da testosterona não são valorizados. Quando um homem torna-se ranzinza, pesquisadores tentam explicar a mudança apenas em termos de níveis de cortisona e depressão. E ignoram o facto de que os níveis de testosterona estão provavelmente caindo também“.

Mas David Handelsman, que é especialista em hormonas masculinos na Universidade de Sidney, contesta as conclusões dos colegas e afirma que mudanças nos níveis de testosterona em homens adultos é muito menos dramática do que em carneiros.

Porém, em homens castrados, como os que sofrem de cancro na próstata em estado avançado, os níveis de testosterona caem 90% e eles mostram-se mais emotivos.

Para Ian Banks, presidente do Fórum de Saíde Masculina da Grã-Bretanha, “é difícil interligar humor com níveis hormonais, pois o humor é algo muito subjetivo“.

Também vais gostar destes:
Pesquisas afirmam existir 7 excelentes motivos pelos quais a cerveja é saudável.
Mulheres conduzem melhor do que os homens, afirma estudo!

Ainda segundo Banks, apesar de ter aumentado a atenção sobre o impacto de mudanças nos níveis de testosterona, não há consenso sobre a teoria de que os homens experimentam uma versão masculina da menopausa.

FONTEBBC Brasil

Partilha