A Síndrome do Choque Tóxico (SCT) é uma doença grave, porém rara, que pode levar à morte. Ela é causada por toxinas produzidas pela bactéria Staphylococcus aureus. Manifestada quase exclusivamente em mulheres, a condição foi primeiramente relacionada ao uso de absorventes internos de alta absorção e material sintético. Recentemente, uma modelo californiana ganhou a mídia ao contar sua história: ela precisou amputar uma perna após complicações causadas pelo SCT.
Hoje, sabe-se que a SCT pode ser causada por outros factores, incluindo a exposição a bactérias no ambiente hospitalar. No entanto, o uso de tampão ainda está associado ao maior risco da doença. O uso prolongado de absorventes internos favorece essa multiplicação rápida.
As causas exactas da Síndrome do Choque Tóxico não são completamente conhecidas. Nos primeiros relatos da doença nos Estados Unidos, notou-se que grande parte das pacientes que manifestaram a condição fazia uso de um absorvente interno que retinha muito fluxo e não era trocado. “Ficou estabelecido que o absorvente íntimo de grande capacidade e de uso prolongado serviria de meio para a propagação da bactéria responsável pela SCT”, diz. “Actualmente, com as mudanças na capacidade, componentes e padrões de utilização destes produtos, o número de casos caiu”, complementa.
Mais relevante do que a capacidade de absorção do tampão é o tempo de uso. O maior risco está em permanecer com o mesmo produto durante muito tempo, já que a acumulação de sangue retido nas fibras favorece lesões no canal e proliferação de bactérias. O tamanho do acessório deve estar de acordo com o fluxo menstrual.
A troca deve ser feita a cada quatro horas. É importante notar que o absorvente externo não aumenta o risco da Síndrome do Choque Tóxico, mas pode levar a outros tipos de infecções bacterianas se usado de forma prolongada, sem troca.

Sintomas


Dor de cabeça e tonturas repentinas e fortes são possíveis indicativos da doença
Os sintomas começam de forma súbita e depois evoluem para manifestações mais graves. Logo no início, o paciente pode apresentar:
Febre alta
Dor de cabeça
Dor de garganta
Olhos avermelhados
Cansaço extremo
Confusão e tontura
Vómitos
Diarreia
Erupção cutânea, semelhante a uma queimadura de sol, em todo o corpo
Após 48 horas, ele pode entrar em estado de choque.
Entre o 3º e 7º dia, a pele das palmas das mãos e plantas do pé se soltam.
A Síndrome do Choque Tóxico provoca anemia e lesões nos rins, fígado e músculos, principalmente nos primeiros sete dias”.

Como tratar?
O tratamento deve ser com uso de antibióticos por, no mínimo, 10 dias. É feita também uma drenagem no foco da infecção.
A troca de material sintético pela fibra de algodão na composição dos absorventes internos é também importante.
Como posso me proteger?
Não exceder oito horas consecutivas de uso do mesmo tampão e, preferencialmente, trocá-lo a cada quatro horas, especialmente durante o clima mais quente.
Aos primeiros sintomas da doença, retira imediatamente o absorvente interno e procura um médico, informando-o que usavas um tampão.

FONTEBolsa de mulher

Partilha