Poucos tópicos são mais desconfortáveis do que falar sobre soltar pum. A maioria das pessoas fica muito envergonhada quando isso acontece, avisando aos outros que eles logo irão sentir um cheiro desagradável. Mas esta é, obviamente, uma função normal do corpo que todos temos, e se olhares bem, irás descobrir que é na verdade muito saudável para ti. Não há nada do que te envergonhares em soltar uns bons gases. Na verdade, isso pode dar algumas importantes informações sobre o que está a acontecer no teu corpo:

1. Um sinal de alerta precoce
Não importa o que faças, não há forma de te livrares completamente dos gases. Porém, isso é bom porque o teu pum pode dizer muito sobre a tua saúde. Mesmo que às vezes ache isso chato, deves ser grato por eles porque eles são sinais precoces de vários problemas de saúde. Cheiros fortes, alta frequência, e/ou dor incomum quando solta pum podem ser sinais de doenças sérias. Se estiveres regularmente com estes sintomas, é melhor comunicar ao teu médico.

2. Eles reduzem o inchaço
Todos já passamos por isso: engoliste uma gigantesca e deliciosa refeição e agora está sentado gordo e feliz num canto. Mas não estás apenas te sentindo cinco vezes maior do que o teu tamanho normal, realmente estás cinco vezes maior do que o teu tamanho normal. Quando uma grande quantidade de comida tem que ser digerida ao mesmo tempo, o teu corpo armazena mais água e o teu intestino produz mais gases. Quando soltares, o teu estômago vai-se sentir muito melhor e vai ser mais fácil de abotoar o teu jeans.

3. O fedor é bom para ti
Isso é certo: é saudável cheirar o teu próprio pum! Estudos mostram que existem substâncias nos teus gases que te protegem de doenças. Isso acontece por causa do sulfato de hidrogénio que é a substância que dá aos gases aquele cheiro de “ovo podre”. Em altas doses, esta substância química é venenosa, mas em doses baixas, ela pode proteger as tuas células e prevenir enfartes e derrames.

4. Ajudar a resolver as tuas necessidades nutricionais
Todos sabem a importância da nutrição, mas sabias que os teus gases podem te dizer o que falta na tua dieta? Diferentes tipos de comida produzem diferentes tipos de gases, o que pode indicar se estás a comer muita ou pouca quantidade de algum alimento. Se raramente tens gases, a tua dieta está provavelmente com falta de fibra. Boas fontes de fibra são os grãos integrais, vegetais verdes e lentilhas. Muita carne vermelha pode causar mau cheiro e pode ser indicativo de que precisas dar um tempo nas carnes e nos hambúrgueres.

5. Puns são um sinal de bactéria saudável
Estás preparado para a verdade assustadora? Pessoas mais magras soltam mais puns e são mais felizes! Isso é porque pessoas que comem comidas mais saudáveis, frequentemente têm mais ingestão de fibras e comem mais frutas e vegetais que estimulam a digestão. Estas coisas dão às bactérias do teu intestino mais com o que trabalharem, dando ao teu trato intestinal mais prática, o que pode levar a uma maior produção de gases.

6. É saudável para os seus intestinos
Os teus pais já te disseram para “prender”? Não é muito saudável prender o pum sempre. De vez em quando não faz mal, mas se prendes sempre, a tua atividade intestinal pode ser afetada, o que pode causar cólicas dolorosas. É muito melhor relaxar e soltar.

Também vais gostar destes:
Dar peidos perto do/a companheiro/a faz bem às relações, diz estudo!
Os traques de cada signo. Já conheces o teu?

7. É uma sensação boa
Sejamos honestos: poucas coisas são tão boas como soltar um pum. Existe um motivo pelo qual é engraçado (nas circunstâncias certas) quando alguém solta um. Claro, podes ficar envergonhado, mas se estás constantemente a prender, provavelmente vais-te sentir muito mal. Então agora não tens mais motivos para segurar – apenas deixa sair!
Que notícia boa! Nunca mais vais-te sentir culpado em soltar pum!