A DECO está a alertar para termos cuidado com o chocolate deste calendário, porque contém substâncias perigosas.

O “chocolate do calendário do advento do El Corte Inglés contém substâncias potencialmente perigosas” será denunciada à ASAE, alerta a DECO. Entretanto, a marca espanhola já anunciou que o produto vai ser retirado das suas lojas.

Às portas do Natal, são vários os calendários do advento à venda nos supermercados de todo o país. Mas a DECO emitiu, um alerta tendo por base um estudo realizado no início de novembro pelas “congéneres Test-Achats (Bélgica), Altroconsumo (Itália) e OCU (Espanha)”.

Cada país analisou cinco marcas à venda nos respetivos mercados nacionais, num total de 20 produtos. Em Portugal, comprámos as cinco marcas de calendários do advento disponíveis na altura nas principais cadeias de supermercado da região de Lisboa: El Corte Inglés, Favorina (Lidl), Ferbar, Jacquot e Pingo Doce. O objetivo do estudo foi determinar a presença de hidrocarbonetos de óleos minerais (MOSH e MOAH), substâncias consideradas potencialmente perigosas para a saúde, no chocolate desses calendários“, informa a Deco.

“o calendário do advento El Corte Inglés contém hidrocarbonetos aromáticos de óleos minerais (MOAH)”.

Como medida de precaução, “não aconselhamos o consumo deste chocolate. Além disso, encontrámos pequenas quantidades de hidrocarbonetos saturados de óleos minerais (MOSH) em todas as marcas”.

Vamos denunciar a situação à ASAE“, garante a Associação de Defesa do Consumidor.

Também vais gostardestes:
Uma boa cobertura de chocolate torna qualquer bolo irresistível!
Pára tudo: Existe um novo chocolate que te vai deixar a delirar.

O El Corte Inglés informou a DECO de que decidiu retirar o produto das suas lojas. “Uma iniciativa e resposta célere por parte do El Corte Inglés, que tranquiliza os consumidores e que a DECO aplaude“, lê-se em comunicado.

FONTENoticias ao minuto

Partilha