Lá se vai a teoria da terra plana somente com uma imagem. Se gostas de temas relacionados com Ciência e és especialmente fã de astronomia, já ouviste falar de Neil deGrasse Tyson — um famoso astrofísico norte-americano.

As manifestações de quem apoia a ideia de que o nosso planeta parece uma panqueca gigante acabaram por causar reacções entre os que não se conformam que, em pleno século 21, ainda existam pessoas que não aceitam que a Terra é esférica. E entre os milhares de argumentos que circularam pela internet, um dos mais brilhantes foi o de deGrasse — que, com um tweet cheio de ironia, destruiu a Teoria da Terra Plana.

De acordo com Yasmin Tayag, do site Inverse, a imagem partilhada por deGrasse — de uma sombra alongada cobrindo a Lua parcialmente — trazia apenas o texto “A Lunar Eclipse flat-Earther’s have never seen” ou “Um Eclipse Lunar que os terraplanistas jamais viram” em tradução livre. Percebeste a ironia no tweet do astrofísico?

Em vez de dar uma de espertalhão e partilhar um texto, deGrasse postou uma imagem obviamente photoshopada da Lua que simula o que nós veríamos durante um eclipse caso o nosso planeta fosse plano. Assim, conforme o astrofísico disse no tweet, essa é uma cena que nenhum terráqueo — defensor da Teoria da Terra Plana ou não — jamais viu. Nem verá!

teoria da terra plana
teoria da terra plana

Um eclipse lunar típico (NASA)

Afinal, durante um eclipse lunar normal, quando olhamos para o satélite, o que vemos é a Lua ficar completamente coberta pela sombra da Terra. Como todos sabem, os eclipses acontecem quando o nosso planeta se interpõe entre a Lua e o Sol, impedindo que a luz solar chegue até ela — e esse bloqueio total só ocorre porque o nosso planeta é esférico e imenso.

Em contrapartida, se a Terra realmente fosse plana como defendem os terraplanistas, em vez de a sombra dela cobrir a Lua completamente durante os eclipses, apenas uma fracção da luz solar seria bloqueada — e o que veríamos seria algo parecido ao que a imagem que deGrasse compartilhou mostra.

Também vais gostar destes:
Vê como cultivar estas poderosas ervas aromáticas somente com água e sem terra.
Cadela de rua é enterrada viva. O que esta funcionária fez é impagável.

É claro que os defensores da Teoria da Terra plana vão contestar o post de deGrasse — e não tenhas dúvidas de que vai ter gente por aí a dizer que as imagens dos eclipses, assim como as do nosso planeta esférico, também foram photoshopadas.
FONTEMega curioso

Partilha