O Titanic II fará a sua primeira viagem em 2018 e já existem 50 mil pessoas na lista de espera. O navio foi projectado para se parecer o máximo com o original.
Com capacidade para 2,4 mil passageiros, o Titanic II fará a rota ligando Southampton, na Inglaterra, a Nova York, nos Estados Unidos, exactamente como o seu antecessor.
A embarcação está a ser construída na China e é um investimento do bilionário australiano Clive Palmer. Ele pretende fazer um documentário a partir da viagem inaugural para mostrar a história do navio, a partir do estaleiro até à sua chegada a Nova York.
O valor do investimento, que chegou a ser cogitado em mais de US$ 500 milhões, não foi divulgado.
A embarcação fará a sua viagem inaugural 104 anos após a fatídica viagem, que culminou com o naufrágio em 15 de Abril de 1912. Após atingir um iceberg, o Titanic afundou no Atlântico Norte. Mais de 1.500 pessoas, entre passageiros e tripulantes, morreram porque não havia botes salva-vidas suficientes.
O novo Titanic poderá inaugurar uma nova era para os cruzeiros. Entretanto, há quem aposte que o projecto não deve sair do papel. Especialistas lamentam, mas a situação económica na China pode estar colaborando para que o projecto do Titanic seja postergado — ou pior, que continue apenas no papel. Segundo a BBC, a construção nem foi iniciada.
O navio Titanic II foi projetado para ser uma réplica quase fiel ao original. Com 269 metros de comprimento e 45 metros de largura, a nova embarcação será um pouco mais larga para dar mais estabilidade ao navio. Também receberá alterações em razão das mudanças na legislação náutica ocorridas nos últimos 100 anos.
Entre as mudanças estão os botes salva-vidas, capazes de atender ao total de passageiros e tripulantes, ao contrário dos antigos botes.
Com capacidade para 3,3 mil pessoas, a embarcação original possuía botes apenas para 36% das pessoas a bordo do navio. O novo Titanic carregará 18 botes modernos para atender aos 2.435 passageiros e 900 tripulantes.
Também vais gostar destes:
– As fotos do Titanic fotografadas após a descoberta do seu naufrágio.
– Vê como esta ponte em Inglaterra deixa os barcos passar. IMPRESSIONANTE.
Como seu antecessor, a embarcação contará com serviço luxuoso a bordo. Os passageiros poderão usufruir de banho turco, piscina e encontrar-se no Café Parisiense, destaques do primeiro navio, e que serão replicados à exactidão.
Já a sala que continha telégrafo – baptizada como Sala Marconi, em homenagem ao inventor do aparelho – será apenas para visita, pois o comando contará com GPS e os mais modernos sistemas de navegação à disposição da equipa.