A cenoura tem um efeito muito positivo sobre a saúde do corpo é um facto demonstrado: nem todos sabem, porém, que a sua ação também pode ser óptima para afastar as doenças cauadas pelo frio. Se for xarope de cenoura ainda melhor. Quem teme a tosse, resfriado e catarro, de facto, não pode renunciar á estes vegetais alaranjados, que são ricos especialmente em minerais como fósforo, magnésio, manganês, potássio e ferro. Para dizer adeus de forma permanente ao catarro podes preparar um xarope caseiro, que para ser realizado precisa de quatro colheres de sopa de mel e meio quilo de cenouras. As cenouras, depois de serem lavadas e descascadas, devem ser cortadas em fatias e colocadas em uma panela cheia de água fervente. Depois de ter atingido uma consistência bastante macia, tal que possa ser amassada com um garfo, a cenoura deve ser reduzida a uma polpa, até obter uma mistura com consistência de um creme: à este composto deve ser acrescentado o mel.
Depois de misturar os dois ingredientes com cuidado, o “xarope” assim obtido deve ser derramado em um frasco de vidro e, em seguida, guardado na geladeira: consumindo de três a quatro colheres de sopa por dia, você poderá apreciar os seus benefícios. Assim, então, você poderá tirar proveito de alguns dos muitos benefícios de cenouras, consideradas pelos cientístas um ingrediente natural que pode até mesmo prolongar a vida. O que é certo é que têm a capacidade de melhorar a fertilidade dos homens, e ao mesmo tempo de melhorar a qualidade do esperma: foi demonstrado por uma pesquisa que foi publicada na revista científica “Fertility and Sterility” fertilidade e esterilidade, conduzida por Jorge Chavarro, que verificaram que o consumo de cenoura pode melhorar de até 10% a qualidade do esperma.
No estudo, intitulado “Semen quality in relation to antioxidant intake in a healthy male population”, ou seja, ” A qualidade do sêmen em relação à ingestão de antioxidantes em uma população saudável do sexo masculino”, foi demonstrado que a ingestão regular de cenouras – bem como aquela de batata doce, melão e de todas as outras frutas amarelas e laranja – tem um efeito muito positivo sobre a fertilidade.

Uma das razões pela qual vale a pena colocar as cenouras na alimentação e na dieta diária é o facto de que são saudáveis não somente cruas, mas também cozidas.
A vitamina A, também, é liposolúvel, o que significa que deve ser sempre acompanhada de gorduras boas, como – de fato – o azeite extra-virgem. A verdade é que também a cenoura crua faz bem, porque a vitamina C deteriora-se com o calor e, de consequência, merece ser introduzida no corpo com alimentos não cozidos. Além do xarope com mel contra tosse e catarro, então, as cenouras deveriam ser tomadas em qualquer época do ano, também por que são aliadas para beleza e da pele: foi demonstrado por uma pesquisa realizada na Escócia e publicada na Plos One, que provou depois de ter examinado os hábitos alimentares de algumas dezenas de crianças por um mês e meio, que o consumo regular de cenouras e vegetais alaranjados, vermelhos e amarelos dá uma aparência mais brilhante e mais relaxada da pele do rosto e de outras partes do corpo.