Que o café fornece pique para enfrentar o dia, a gente já sabe e agora, novos estudos internacionais apontam que beber três chávenas de café por dia faz bem à saúde e aumenta a expectativa de vida.

Beber mais café pode aumentar anos de vida

Um dos estudos foi realizado pela Imperial College, de Londres, em parceria com a Agência Internacional de Pesquisas sobre o Câncer (IARC), e analisou dados de hábitos de saúde e consumo de café de mais de meio milhão de pessoas, de 10 países europeus.

Os resultados sugerem que homens que bebem pelo menos 3 chávenas de café por dia têm 18% menos chances de morrer por qualquer causa do que homens que não consomem a bebida.

Já as mulheres tiveram uma redução de 8% na mortalidade durante o mesmo período.

Benefício do café

Ainda de acordo com os especialistas, os antioxidantes presentes na bebida é que seriam os responsáveis por este efeito, e não a cafeína, um composto normalmente estudado pela ciência. Até mesmo quem consumia cafés descafeinados entrou na lista de beneficiados.

Antioxidantes são substâncias que ajudam a combater os radicais livres no corpo, combatendo, assim, o envelhecimento celular.

Efeitos em diferentes etnias

Outras evidência científicas foram apontadas por estudiosos da Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos. Eles queriam saber se os efeitos do café mudariam de acordo com a etnia e, para isso, investigaram mais de 185 mil pessoas. Foram considerados fatores de estilo de vida, como tabagismo, dieta, histórico familiar e assim por diante.

Quem bebia 1 chávena de café todos os dias estava 12% menos propenso a morrer por qualquer causa do que quem não tomava café, independente da etnia. Já quem bebeu de duas a três chávenas de café ao dia parece ter reduzido em 18% as chances de morte.

“E mais, o café tem tantos antioxidantes e compostos fenólicos que desempenha um papel importante na prevenção do cancro”, afirma Veronica Setiawan, uma das responsáveis pela pesquisa, ao jornal britânico The Independent.

“Não podemos dizer que beber café prolongará sua vida, porém, é possível notar uma associação. Se gostas de tomar café, continua. Se não gostas, então talvez devesses considerar“, diz.

Também vais gostar destes:
Sem café viras uma fera? Então, bebe porque só te faz bem.
Conhece os efeitos do café no cérebro, coração, estômago, rins e mais.

As duas publicações estão na revista científica Annals of Internal Medicine e os cientistas ressaltam que novos estudos são necessários para provar que o café está realmente por trás destes efeitos observados.

FONTEVix

Partilha