A mistura de açúcar e sal poderia controlar as hormonas que produzem o stresse e conseguir levá-los a um estado normal para impedir que interfiram no ciclo de sono.
A insónia é um transtorno que provoca dificuldades para pegar no sono ou manter-se dormindo. Esse transtorno faz com que não consigamos dormir a noite toda ou até com que acordemos cedo demais pela manhã.
Este problema é considerado o transtorno do sono mais comum na população em geral. Afeta em grande parte as mulheres, idosos e pessoas com problemas psicológicos como a ansiedade e a depressão.
A dificuldade para dormir e a falta de descanso provocam um impacto negativo na vida da pessoa que sofre com ela, e pode chegar a afectar a vida social, laboral e outros âmbitos importantes da vida.
Levando em conta o quanto a insónia é prejudicial para a saúde física e mental, hoje em dia há muitos medicamentos e tratamentos que podem ajudar a combatê-la para que deixe de ser um problema.
No entanto, os medicamentos comerciais devem ser consumidos apenas com recomendação de um especialista, e mesmo assim de forma moderada, pois exagerar ou se auto medicar pode causar efeitos colaterais.
Por este motivo, uma das melhores opções é recorrer a alternativas naturais que, por suas propriedades, contribuem para melhorar a qualidade do sono sem causar efeitos prejudiciais para a saúde.

O remédio de sal e açúcar é um truque muito popular entre as pessoas que têm dificuldades para dormir.
Quem o experimentou garantiu que é uma forma muito eficaz de vencer a batalha contra a insónia.
Em que consiste o truque do sal e açúcar para combater a insónia?
Uma das causas principais da insónia é o stresse físico e emocional que produz uma reacção bioquímica que interfere na produção das hormonas do sono.
Ao aumentar o nível de hormonas do stresse, os padrões de sono se perturbam e a consequência é a dificuldade para se manter dormindo ou ter um sono sem interrupções.
É aí que o sal e o açúcar desempenham um papel importante, já que ambos poderiam exercer um controle sobre as hormonas do stress e levá-los a um ciclo normal para que não interfiram no sono.

Também vais gostar destes:
6 truques simples para te ajudar a dormir nas noites de insónia!
Toma esta receita com apenas 2 ingredientes e diz adeus à insónia!

No livro Comer por calor, do pesquisador independente Matt Stone, menciona-se este truque como uma solução para dormir melhor.
“A mistura de sal e açúcar é uma necessidade absoluta para situações de tensão durante a noite. Em insónias durante as 2 e às 4 horas da manhã, acompanhados de uma sensação de excesso de adrenalina que circula pelo sistema (picos de adrenalina no momento), o sal e o açúcar sob a língua são o único caminho a seguir”.

Sal e açúcar para a insónia?
Actualmente, a maioria das pessoas tem consciência de que os excessos de sal e açúcar podem ser prejudiciais para a saúde por poder desencadear o surgimento de muitas doenças.
No entanto, o seu consumo moderado é aceite em nível nutricional, já que o corpo precisa de ambas as substâncias em quantidades mínimas.
Ainda que o sabor não seja muito agradável, os benefícios da mistura de sal e açúcar são mais do que suficientes para considerá-la.
Fortalece o sistema imunológico.
Ajuda a reduzir a dor de cabeça.
Aumenta os níveis de energia.
Aumenta os níveis de serotonina e eletrólitos.
Tem propriedades anti-stresse.
Receita deste incrível remédio

Para preparar este truque contra a insónia vais precisar de:
1 colher de sal marinho sem refinar (5g)
5 colheres de açúcar mascavo (25g)
1 colher de açúcar demerara

Como preparar
Coloca todos os ingredientes em um saco ou frasco e agita bem. O açúcar  é um ingrediente que tende a se separar dos outros, razão pela qual não é utilizado sozinho.
A proporção recomendada para esta receita é de 1 colher de sal para cada 5 de açúcar, mas se ficar muito salgado, podes reduzir a quantidade.

Como consumir?
Antes de dormir ou durante a noite, coloca uma pequena quantidade da mistura sob a língua e espere até que se dissolva por completo.
A mistura restante pode ser mantida perto da cama, em um local onde possa ser facilmente encontrada no meio da noite.
Na hora de consumi-la, pega uma pitada e coloca sempre sob a língua.