7 formas de ultrapassares o “síndrome do impostor”.
Quando nos aventuramos para além da nossa zona de conforto, lutando, ultrapassando obstáculos, persistindo, chegamos ao nosso objectivo, alcançamos algo de grande significado, muito recompensador, desejoso na nossa forma de ver.
Nós deveríamos nos sentir fantásticos, no topo do mundo! Mas em vez disso, temos uma sensação estranha de que não pertencemos ali, de que seremos “expostos” e toda a gente irá saber que somos “impostores”.
Chama-se o “síndrome de impostor” e estás longe de estar sozinho com este sentimento. É um facto que pessoas bem sucedidas e muitas conhecidas de todos os ramos nesta vida,tiveram a mesma experiência. Para poder rejubilar nas alegrias do sucesso e colher as tuas recompensas, tens de encontrar maneiras de domesticar o monstro que diz baixinho, na tua mente que não és verdadeiramente vencedor.
O site One Wise Life aponta técnicas que podemos usar para matar o monstro do negativismo.
1. ENTENDE QUE ESTÁS EM BOA COMPANHIA.
Ao perceber que muitos de nós experienciamos esse tipo de sentimentos, normalizamos a experiência e isto ajuda a tirar algum do poder que o “síndrome de impostor” tem connosco.
A actriz Jodie Foster, ao receber um Óscar como a melhor actriz no filme, “Os acusados” diz que após isto, teve medo que alguém fosse a casa dela para lhe dizer que o prémio tinha sido atribuído por engano.
Autora e poeta Maya Angelou, admitiu sentir medo de algo semelhante, mesmo quando já tinha publicado onze livros. Se olharmos bem, com toda a certeza vamos encontrar alguém que admiramos pessoalmente que também se sentiu indigno, após alcançar algum sucesso na sua vida.
2. PARTILHA OS TEUS SENTIMENTOS COM AQUELES QUE SABES QUE TE VÃO DAR APOIO.
Ao dar um nome ao que estás a sentir, falar sobre isso àqueles que confias e te são próximos, ajuda a soltar as rédeas que este paradigma tem sobre nós.
Confiando em pessoas que nos são próximas e nos conhecem, muitas vezes ajuda-nos a chegar a termos com as nossas percepções. Muitas vezes, eles partilham experiências semelhantes que nos ajuda a compreender que isto é comum e a dissipar a sensação de estarmos sozinho nos nossos medos.
3. PEDE COMENTÁRIOS SOBRE O TEU PROGRESSO, A ALGUÉM QUE TENHA ACOMPANHADO A EVOLUÇÃO.
Somos, na maior parte das vezesm o nosso maior inimigo e os últimos a reconhecer as nossas qualidades e habilidades.
Isto origina-se muitas vezes de ideias programadas na nossa mente, de que é errado falar sobre o que concretizamos porque seremos vistos como gabarolas. Aqueles que nos são próximos e querem o melhor para nós, são uma boa fonte de inspiração para comentarem sobre as nossas capacidades; a percepção deles sobre nós.
4. FAZ UMA LISTA DO QUE JÁ ALCANÇASTE.
Muitas vezes negligenciamos tudo o que já alcançamos nesta vida por tomarmos por garantido. Quando paramos para pensar seriamente na nossa vida, tomamos consciência de todos os obstáculos que já enfrentamos. Põe todos os exemplos das tuas vitórias e mais alguns à tua vista para que sejas lembrado regularmente disso. Coisas como a tua carta de condução são importantes. Embora não te pareçam importantes, essas coisas foram difíceis de ultrapassar na altura.
5. NÃO TE COMPARES COM NINGUÉM, APENAS LEMBRA-TE O QUE JÁ ALCANÇASTE.
Comparares-te com os outros é um exercício fútil. Há-de haver sempre alguém melhor do que tu ou pior. Todos nós temos um caminho diferente a percorrer e o teu caminho é único. Ao invés de estares a olhar para aquilo que os outros têm, concentra-te no quanto já alcançaste e luta por um crescimento contínuo contigo próprio.
6. NÃO TE LEVES MUITO A SÉRIO.
Elbert Hubbard disse: “Não Te leves demasiadamente a sério. Não escapas vivo.”
Possuir um enorme sentido de humor e a capacidade de rir de nós próprios, torna tudo mais suave e fácil na vida. Ajuda a evitar que nos sintamos sobrecarregados pelas nossas conquistas e a manter as nossas derrotas em perspectiva.
Também vais gostar destes:
– Os 7 sinais de traição das Mulheres!
– A maior traição é aquela que fazemos ao nosso coração…
7. LEMBRA-TE, QUE NÃO ÉS PERFEITO, E NÃO EXISTE NINGUÉM PERFEITO.
Pessoas que são perfeccionistas estão a preparar-se para uma frustração contínua visto que nunca irão conseguir atingir um nível inatingível. Encara a vida como uma viagem, com subidas e descidas, sucessos e derrotas.
Lembra-te, que até as pessoas mais bem sucedidas, já falharam na vida delas e muitas inúmeras vezes.
Luta também para seres meigo contigo próprio e rodeia-te com pessoas que são assim. Considera cada “derrota” como uma oportunidade de aprender e duvido que voltes a repetir o erro.