Se nota que a sua Internet está lenta, é importante saberes se alguém está a utilizar a tua rede Wi-Fi privada. Vê como saber!

É sempre fundamental teres a tua ligação protegida por uma password, mas é também importante que mudes a password que veio quando instalaste o router.

Deste modo, vais ter mais probabilidades de impedir que vizinhos e outras pessoas que estão perto do teu equipamento se liguem à tua rede e façam com que a Internet fique lenta.

2 MÉTODOS PARA DESCOBRIR SE ESTÃO A UTILIZAR A SUA REDE WI-FI

USAR APLICAÇÕES

Wi-Fi Inspector 

Com este software tens uma visão geral de todos os dispositivos que estão ligados à tua rede, fornecendo detalhes como nomes dos dispositivos, endereços IP, etc. Isto faz com que tenhas acesso a uma lista dos “gadgets legítimos” e permite perceber facilmente quando um dispositivo estranho está ligado à tua Internet.

F-Secure Router Checker

O F-Secure Router Checker procura por sinais que indicam que alguém está a tentar entrar na tua rede e informa-o de imediato.

Wireless Network Watcher 

Possibilita a procura de actividade estranha na rede, permitindo que monitorizes todos os dispositivos que estão ligados à Internet.

Fing 

Esta app é mais focada na protecção móvel. Permite ao utilizador ver que dispositivos estão ligados à rede, que tipo de equipamentos são, a natureza da sua ligação, etc. A Fing também dá informação acerca de momentos em que a ligação está mais ocupada, o que pode indicar que há mais alguém ligado à tua rede.

Também vais gostar destes:
Como aumentar a velocidade da internet sem gastar dinheiro.
Wi-fi: A morte invisível que está a destruir gerações!

2. VERIFICAR ATRAVÉS DO ROUTER

Faz um teste simples. Desliga todos os dispositivos que, habitualmente, estão ligados à rede wireless. Depois, olha para o router e para a luz que diz “WLAN”. Caso esta luz continue a piscar é, provavelmente, porque alguém não autorizado está a usar a tua Internet.

Mesmo assim, a forma mais exacta e que te dá mais informação acerca de potenciais intrusos na rede é aceder ao painel de administração do router e ver o mapa de gadgets ligados, de modo a perceber se está lá algum que não conhece.

Por norma, digitando 192.168.1.1 ou 192.168 no browser consegues aceder ao painel. Mas verifique no manual de instruções de utilização do seu router. Depois, vão ser-te pedidas credenciais de acesso (utilizador e password), mas isto varia de acordo com os operadores, pelo que deves consultar o manual de instruções do router (ou os sites dos operadores) para saber quais as credenciais.

Depois de entrares, vai conseguir saber que dispositivos estão ligados. Caso ainda não o tenhas feito, aproveita para alterar a password da tua ligação (usando letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos).

De modo a tornar a ligação ainda mais segura, podes também fazer com que o router apenas aceite a ligação de dispositivos que sejam previamente aprovados por ti através do endereço MAC (Media Access Control).

FONTEEkonomista