Vacina de Harvard contra cancro poder conter 100% dos casos em testes iniciais.

A vacina de Harvard contra cancro poder conter 100% dos casos em testes iniciais. Muito aguardadas, vacinas contra o cancro são vistas pela comunidade científica como promissoras para pacientes da doença no futuro – e essa ideia se fortaleceu ainda mais agora conforme, de acordo com estudos científicos publicados recentemente, uma nova e inovadora formulação se mostrou 100% eficaz quando aplicada em camundongos doentes.

Desenvolvida em 2009 pela Universidade de Harvard (Estados Unidos), a formulação original da vacina contra cancro foi criada com moléculas tiradas de tumores e chamadas de antígenos associados ao tumor (TAA). Ao ser aplicada próximo a um tumor, a formulação “chama a atenção” do organismo para ele, formando então uma resposta imunológica e fazendo o próprio corpo combater a doença.

Este tipo de formulação, no entanto, é especialmente complicado; conforme explicou Alex Najibi, coautor de um estudo sobre o tema publicado em novembro de 2020 no periódico científico “Nature”, a lista de TAAs catalogados é curta, o processo para fazê-lo é trabalhoso e é difícil prever qual antígeno traria a melhor resposta imunológica em cada um dos caos.

Com isso, foi criado então um “atalho” na formulação da vacina pela combinação de drogas quimioterápicas e elementos da imunoterapia. Neste caso – que foi o foco do estudo –, a droga doxorrubicina foi “turbinada” com um peptídeo chamado iRGD, conhecido por penetrar tumores, e combinada a um componente de imunoterapia chamado de Fator Estimulador de Colônias de Granulócitos e Macrófagos, capaz de estimular a concentração de células de defesa do organismo e iniciar a resposta imunológica.

O composto foi então desafiado em testes em ratos com câncer de mama do tipo triplo negativo que, segundo o estudo, não costuma responder bem à imunoterapia ou à quimioterapia administradas de forma convencional. Isso porque, ao mesmo tempo em que este tipo de tumor imita a ação da atividade imunológica na área em que está, a quimioterapia pode não ser efetiva em prevenir metástase ou reincidência.

Além dos camundongos que receberam esta formulação de quimioterapia turbinada com o peptídeo e a imunoterapia, um segundo grupo de animais recebeu somente a quimioterapia, enquanto um terceiro recebeu a combinação da quimioterapia apenas com o peptídeo e um quarto grupo não foi tratado – e a comparação de resultados demonstrou que o primeiro grupo teve uma penetração melhor do remédio no tumor, mais morte de células cancerosas e menos metástase.

Na sequência, os especialistas decidiram incluir na fórmula ainda outro componente: o material genético de uma bactéria conhecida por melhorar a resposta imunológica. Camundongos que receberam estas vacinas demonstraram um crescimento tumoral significativamente mais lento e mais tempo de vida que os outros – algo seguido de um teste que “imita” a forma como a vacina seria usada em seres humanos.

Eficácia

Após terem os tumores retirados, os camundongos receberam uma dose da vacina perto de onde os nódulos estavam e apresentaram uma redução significativa de recorrência, bem como uma velocidade mais lenta de crescimento dos tumores. Na sequência, foi aplicada nos animais uma injeção de células cancerígenas – e, diante deste desafio, 100% dos animais que tomaram a vacina sobreviveram sem metástase, o que significa que o método foi eficaz em conter o avanço da doença.

Em humanos, a vantagem da vacina seria “cortar caminho” no tratamento do cancro, evitando os efeitos colaterais da quimioterapia e permitindo que o próprio sistema imunológico do paciente tenha um acesso melhor ao tumor. O time de pesquisadores espera que mais estudos possam otimizar o processo e, assim, seja possível iniciar os testes da vacina contra cancro em humanos.

Artigos Relacionados

Últimas

Comovente! Fanny Rodrigues cumpre sonho de menina ao lado de Tony Carreira: “Pessoa que me diz muito…”

Fanny Rodrigues cumpriu um sonho de menina ao lado de Tony Carreira. Após um período de férias, ela regressou com entusiasmo ao 'Somos Portugal',...

David Maurício fotografa o que “deveria ter acontecido”.

David Maurício fotografa o que “deveria ter acontecido”. Após a sua saída do "Big Brother 2024", ele provocou um burburinho nas redes sociais ao...

A Ferver

Comovente! Fanny Rodrigues cumpre sonho de menina ao lado de Tony Carreira: “Pessoa que me diz muito…”

Fanny Rodrigues cumpriu um sonho de menina ao lado de Tony Carreira. Após um período de férias, ela regressou com entusiasmo ao 'Somos Portugal',...

David Maurício fotografa o que “deveria ter acontecido”.

David Maurício fotografa o que “deveria ter acontecido”. Após a sua saída do "Big Brother 2024", ele provocou um burburinho nas redes sociais ao...