Viajas de carro com o teu animal de estimação? Muitas famílias viajam com os animais de estimação nos seus carros, mas muitas das vezes os animais vão soltos, com a cabeça fora da janela e isso constitui uma infração ao Código da Estrada, com multas que podem ir dos 60 aos 600 euros. Nesse sentido, a LOGO partilhou recentemente sete dicas para transportar animais de forma correta numa viagem de carro.

Documentação e veterinário
É indispensável verificar se toda a documentação está em dia, especialmente o registo do animal e o boletim de vacinas.

Antes da viagem
Os veterinários podem aconselhar os donos a acostumar os animais de estimação ao carro nas semanas anteriores à viagem. Outro dos aspetos a ter em conta é a alimentação: recomenda-se uma quantidade menor do que o habitual de ração antes da viagem.

Animais de pequeno porte
Os animais mais pequenos requerem medidas diferentes, como caixa transportadora ou cinto de segurança específico.

Animais de médio e grande porte
No caso dos animais de maior porte, a mala sem prateleira é a melhor opção. “…Caso prefira levá-lo solto na mala, é aconselhável usar uma rede ou grelha divisória, colocada entre a mala e os bancos traseiros.”

Outros animais
Com o aumento da tendência para ter animais de estimação exóticos, cabe aos médicos veterinários informar os clientes sobre quais os cuidados a ter durante as férias. Pássaros e hamsters devem ser transportados nas suas gaiolas com comida e água.

Temperatura e ventilação
É vital que os donos mantenham o carro sempre fresco. O ar condicionado é a melhor solução e é necessário ter atenção com os vidros traseiros. Estes não devem ser totalmente abertos, pois o animal pode pôr a cabeça de fora ou até mesmo saltar.

Também vais gostar destes:
Atenção às alterações no cartão do cidadão e multas que podes ter que pagar.
GNR são penalizados se não passarem multas.

Paragens e higiene
Os donos devem deixar os animais passear durante algum tempo e dar-lhes oportunidade de fazer as necessidades. Caso não seja possível fazer paragens, é aconselhável forrar o carro com tapetes absorventes e outro tipo de proteções.