Se vires algo parecidos com estas fotos que te vamos mostrar na praia nunca lhe toques.

Por vezes dão à costa os seres mais estranhos e que deixam toda a gente intrigado. É o caso deste “objecto” que podes ver nas imagens que se seguem. Um olhar desatento diria que se trata de alguma espécie de “alga estranha”, em forma de rosca, uma vez que as algas também assumem as mais variadas formas… mas não é!

Praia
Praia

Escuros, bastante rijos e em forma de rosca parecem até ter saído de um filme de ficção científica, mas estas “roscas” são nada mais, nada menos, que ovos de tubarão!

Os tubarões dividem-se em dezenas de espécies com algumas diferenças entre elas, não só na aparência como na forma de procriar e “dar à luz”. Algumas espécies dão à luz tubarões que começam quase logo a nadar e a perseguir a mãe.

Outras espécies, tal como é o caso do tubarão-martelo, põem este tipo de “ovos”, que têm este formato para ficarem presos à rocha enquanto se desenvolvem, soltando-se deles ao nascer, que mais tarde, após a cria nascer, se desprendem com o movimento da água e acabam à deriva, muitos deles até darem à costa na praia.

Também vais gostar destes:
– Tubarão azul filmado em Portimão.
– Russia saca do maior submarino nuclear que existe.

Embora a natureza tenha moldado o “ovo” de forma a este ficar preso nas rochas os 7 a 10 meses necessários para o embrião se desenvolver, pode dar-se o caso deste se desprender devido a uma tempestade no mar por exemplo. Por isso, caso vejas um destes “ovos”, certifica-te que ele está vazio!

FONTEAltamente

Partilha