Falar com a tua mãe causa no cérebro o mesmo efeito de um abraço, reduzindo os níveis de stress drasticamente. O som da voz dela liberta oxitocina – a hormona do relaxamento e felicidade.

Abraço de mãe cura, acalma, traz segurança e demonstra que muitas vezes não temos palavras para descrever tanto amor.

A pesquisa incidiu sobre 60 meninas entre os 7 e os 12 anos de idade em situações de stress que acalmaram ao ouvir simplesmente a voz materna.

Leslie Seltzer, da Universidade de Wisconsin-Madison e coordenadora do estudo, explicou um pouco: “Assumia-se que a libertação de oxitocina num contexto social requeria contacto físico. Os resultados deixam claro que a voz de uma mãe pode ter o mesmo efeito e um abraço, ainda que elas não estejam fisicamente presentes.

Na pesquisa, as meninas tiveram de resolver questões de aritmética em público inesperadamente, o que fez se repercutiu no aumento dos seus batimentos cardíacos, revelando nervosismo.

Após a experiência, elas foram divididas em três grupos: o primeiro recebeu um telefonema da mãe logo após a situação de stress; o segundo, recebeu um toque carinhoso, como um abraço; o terceiro foi assistir ao filme “A marcha dos pinguins”, considerado emocionalmente neutro.

Também vais gostar destes:
Quanto mais falares com a tua mãe, mais ela viverá, afirmam pesquisas.
Menino explica a diferença entre mãe pobre e o seu pai rico

Nos dois primeiros grupos os níveis de oxitocina subiram, enquanto no terceiro manteve-se intacto.

Partilha