Partido Socialista promete abolir portagens nas antigas SCUT do interior e Algarve. O líder do PS, Pedro Nuno Santos, anunciou que vai acabar com as referidas portagens, se for reeleito.
“Nos últimos anos, nós temos diminuído as portagens. Mas nós não vamos diminuir mais as portagens no interior. Nós vamos acabar com as portagens no interior e no Algarve”, afirmou Pedro Nuno Santos na Alfândega do Porto, durante o Fórum Portugal Inteiro, onde apresentou o programa eleitoral do PS.
Segundo o líder do PS, esta medida vai beneficiar os utentes da A4, A22, A23, A24 e A25.
“Nós cometemos uma injustiça com grande parte do território. Não podíamos fazer isso. Temos que restabelecer a justiça e o respeito por quem vive e trabalha no interior do país”, defendeu Pedro Nuno Santos.
De acordo com o Governo, os novos descontos nas portagens entraram em vigor em outubro de 2023 e abrangeram as ex-SCUT do Algarve, Beira Interior, Interior Norte e Beira Litoral/Beira Alta.
Também passaram a ter os mesmos descontos as vias A4 Transmontana e Túnel do Marão e A13 e A13-1, no Pinhal Interior.Estas auto-estradas eram gratuitas até 2011, quando começaram a ser cobradas aos condutores.